Você tem fome a todo momento?

por Ketlyn Dalagnol

Devemos evitar deixar a fome chegar naquele ponto que você vai chegar em casa e comer qualquer coisa que estiver pela frente, ou seja, o que é mais fácil e rápido. Mas porque disso? Porque na hora da fome não vai ser a maça que está na fruteira que você irá comer e sim o resto do bolo ou o biscoito do seu filho que está no armário.

Isso acontece de uma forma fisiológica. No estado de fome o seu cérebro irá pedir por energia imediata e é aí que entra o açúcar, ou seja, em um estado de escassez de energia ou seu corpo quer glicose.

Para evitar que os níveis de açúcar do sangue caiam perigosamente (hipoglicemia), o corpo libera adrenalina, sim aquele hormônio que fala ‘brigue, brigue!’, este hormônio é sinalizado para liberar a glicose estocada. Enquanto isso o seu cérebro está sinalizando aumento do apetite.

Com o aumento do nível de glicose, ocorre a liberação de insulina para reduzir os níveis de glicose e preparar o corpo para mais uma etapa de aumento de adrenalina, glicose e liberação de insulina.

O problema disso tudo é que a insulina é um hormônio anabólico, se possuímos mais gordura ela estoca mais gordura. E vira um ciclo sem fim de fome, comer o que não é legal, sinalizar aumento de glicose, liberação de insulina e estoque de gordura.

Um caminho muito simples para quebrar essa corrente é não deixar chegar neste estado de fome que levará ao consumo de açúcar, e quando eu falo açúcar não é só doce, os alimentos refinados entram aqui também e sempre incluir uma fonte boa de gordura e uma proteína, para que a liberação de insulina seja controlada.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

 

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar