Hospital IPO adquire microscópio oftalmológico cirúrgico de última geração

Proveo 8, da Leica, proporciona visualização com maior detalhamento e mais conforto ao cirurgião durante as operações

Referência em ouvido, nariz e garganta, o Hospital IPO, em Curitiba (PR), vem também se consolidando na área de oftalmologia. Para tanto, tem buscado cada vez mais inovações e realizado diversos investimentos ligados ao segmento. O mais recente deles foi a aquisição do microscópio oftalmológico cirúrgico Proveo 8, da alemã Leica Microsystems, empresa reconhecida pela precisão óptica e tecnologia inovadora de seus equipamentos.

Oftalmologista do IPO, Michel Rubin explica que o Proveo 8 pode ser utilizado para qualquer intervenção oftalmológica, sendo ideal para cirurgias de retina, fina camada de tecido nervoso que reveste a parte posterior do olho, e catarata, lesão ocular que é uma das principais causas de cegueira, mas pode ser tratada cirurgicamente. Segundo o especialista, os ganhos com a utilização do novo microscópio vão de maior precisão na realização das operações à otimização do tempo da intervenção.

“É um equipamento importado, de ponta. Um dos diferenciais é a visualização em termos de detalhamento e profundidade de foco, que confere mais segurança às cirurgias e conforto ao cirurgião. O Proveo8 possui uma tela embutida de altíssima resolução e permite ao médico personalizar os comandos de acordo com as suas preferências, o que facilita as operações”, afirma o médico. “Ainda, a tecnologia que o microscópio traz torna a cirurgia mais rápida, porque antes perdíamos muito tempo para colocar o equipamento na posição adequada e começar a gravar o procedimento. Agora, tudo ficará mais otimizado”, completa Rubin.

Quem também vai se beneficiar com a utilização do Proveo 8 nas cirurgias oftalmológicas realizadas no Hospital IPO são os auxiliares dos procedimentos e estudantes, já que a instituição agora oferta programa de fellowship de catarata, destinado a médicos graduados que já realizaram residência na área desejada e buscam se aperfeiçoar ainda mais. Isso porque o microscópio da Leica fornece uma visibilidade maior da cirurgia àqueles que acompanham o procedimento – cerca de 70% contra 30% da maioria dos equipamentos –, promovendo um processo de ensino e aprendizagem melhor.

As primeiras cirurgias com o novo microscópio Proveo 8 serão realizadas pelo Hospital IPO já nessa quinta-feira (20). Para esse dia, estão marcados 18 procedimentos, dos quais 17 são de tratamento para catarata.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar