7 tendências de maquiagem para o verão de 2022

De delineado gráfico a blush marcado, veja as makes que tendem a fazer sucesso na estação mais quente do ano

Seja para situações do dia a dia ou para ocasiões que exigem um look mais elaborado, a maquiagem serve para elevar a autoestima da mulher, ressaltando traços e disfarçando outros. Muitas se sentem confiante e empoderadas só em passar um simples batom nos lábios.

A maquiagem faz parte da rotina de inúmeras mulheres. Segundo um estudo realizado pelo site Picodi, as brasileiras gastam, em média, R$ 1.530 em produtos de maquiagem e cosmética todos os anos.

Entre os produtos mais comprados estão a máscara, o batom ou gloss e a base. Ainda de acordo com a pesquisa, 37% das entrevistadas usam maquiagem todos os dias.

Quem gosta de se maquiar sabe que as tendências de make mudam de acordo com o que está em alta no universo da moda e da beleza. Além do mais, as estações do ano ditam o que fará sucesso no rosto, olhos e lábios das mulheres.

Com o início do verão, novas e antigas tendências de maquiagem passaram a ser usadas por famosas e anônimas e prometem permanecer por um bom tempo. Por isso, preparamos esta lista com 7 tendências de make que vão bombar na estação mais quente do ano, algumas delas sugeridas em um conteúdo publicado pela Francisca Joias, e-commerce de semijoias e acessórios contemporâneos.

1 – Delineado gráfico

O delineador no formato “gatinho” foi tendência de maquiagem por muito tempo, mas para o verão 2022, o delineado volta de uma forma diferente, inspirado nas passarelas internacionais de moda e na séria Euphoria, da HBO.

Dessa vez, o delineador aparece em tamanho maior, que se estende por toda pálpebra, ou ainda, como delineado duplo, vazado e em diversas formas gráficas.

O ponto positivo do delineador gráfico é que não tem muita regra para fazê-lo, basta ter criatividade, usar os produtos certos e gostar de um visual exótico e divertido.

Além disso, a cor preta, tradicional nas makes com pálpebra gatinho, dá lugar para as cores vibrantes e neon, como rosa, verde ou cores com glitter.

2 – Cores neon

O colorido nos olhos vai estar em alta nas maquiagens de verão 2022, ponto positivo para as mulheres que gostam de uma make alegre e que fuja do básico. Com isso, o neon chegou com tudo na alta estação.

Os tons vibrantes podem aparecer como sombra de uma cor para realçar os olhos ou combinando com o delineado gráfico. Se a proposta da make for básica, o neon pode aparecer apenas no canto dos olhos. Entretanto, se o look é para ser exotivo, vale a pena combinar duas ou mais sombras de cores neon.

Além dos olhos, o neon pode aparecer no batom, de preferência, com efeito matte. Para quem deseja adotar essa tendência, as cores neons mais comuns nas makes são rosa, roxo, verde e azul.

3 – Pele iluminada 

Vez ou outra a pele iluminada volta a fazer parte das tendências de maquiagem para o verão. Talvez seja porque o glow da pele combina com a atmosfera dos dias quentes.

A pele iluminada combina com todos os tipos de makes, tanto as mais básicas, para o dia a dia, quanto as sofisticadas, para ocasiões mais elaboradas, como uma festa à noite.

Para essa tendência, o iluminador deve fazer parte da maquiagem e serve para realçar pontos de luz no rosto, como no cantos dos olhos, abaixo do arco das sobrancelhas, na ponta do nariz ou no arco do cupido.

O iluminador pode aparecer junto com um blush discreto nas maçãs do rosto para dar um aspecto corado à pele. O brilho pode ser usado também na boca por meio de gloss, ótimo para quem deseja passar a impressão de lábios mais volumosos.

4 – Contorno labial 

Tendência marcante na década de 90 e muito utilizado para passar a impressão de uma boca maior ou para realçá-la, o lápis para contorno dos lábios será usado com frequência nas maquiagens para o verão 2022.

Para aderir a essa tendência e fugir do tradicional contorno com a boca totalmente preenchida, a dica é utilizar um lápis no tom marrom escuro junto com um gloss labial sem cor.

É possível ainda fazer o contorno labial esfumado. Nessa técnica, o contorno labial é mais intenso e vai suavizando até o centro da boca. Para o efeito esfumado, deve-se usar o lápis e o batom no mesmo tom de cor.

5 – Brilhos e pedrarias

Deu para perceber que as cores e o brilho serão as grandes tendências de maquiagem para o verão 2022. Nesse sentido, a aplicação de brilhos, strass, pedrarias e cristais, principalmente na região dos olhos, promete aparecer com força nas makes.

O uso de pedras brilhantes nas makes pode ser explicado novamente pelo sucesso entre o público jovem da série Euphoria, que tem lançado diversas tendências. Várias famosas apareceram nos últimos meses usando cristais na maquiagem.

Para as mulheres mais discretas, a pedraria pode aparecer de forma singela no cantinho dos olhos e sem sombra nas pálpebras. Para as que gostam de uma maquiagem carregada, os cristais podem ser combinados com sombras coloridas e delineado.

6 – Blush marcado 

Se antes o blush deveria ser discreto, a maquiagem para o verão pede uma aplicação de blush mais marcada, sobretudo nos tons de roxo e rosa, cores que se adaptam a qualquer tonalidade de pele.

Para não exagerar e estragar a maquiagem, é importante escolher o tom de blush certo para determinada cor de pele. Além disso, quanto mais esfumado o produto estiver no rosto, melhor será o efeito.

Ele pode ser combinado tanto com uma maquiagem básica, mais natural e com aspecto de pele corada, quanto com combinado com um iluminador para deixar um efeito glow.

7 – Maquiagem natural 

Apesar desta lista estar repleta de brilho e cores, a maquiagem natural também chega com força no verão 2022, e a tendência das makes super carregadas de produtos será deixada um pouco de lado. Dessa forma, o destaque ficará para a região dos olhos e dos os lábios.

Assim, a preparação da pele exigirá menos produto, com apenas o uso de um corretivo de leve cobertura para disfarçar pequenas imperfeições. Para as sobrancelhas, a tendência é deixá-las naturais, sem nenhum tipo de lápis para preenchê-las. Os cílios postiços também podem ser dispensados.

A pele mais natural aceita várias tendências de maquiagem para o verão. É possível deixar a make apenas com corretivo e incrementá-la com iluminador nas maçãs do rosto, gloss incolor e um delineado gráfico nas cores neon, por exemplo.

Espero que essas informações ajudem você a estar por dentro das tendências e escolher opções arrasadoras.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar