Exagerou no final de ano? Retome dieta saudável, inclua chás no dia a dia e evite opções radicais para perder peso

Quem nunca se excedeu na alimentação durante as celebrações do fim do ano? Se esse é o seu caso, muito cuidado para não sucumbir às dietas da moda que prometem resultados rápidos e impressionantes. O lembrete é da nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Natália Sarti dos Santos que sugere cautela e, principalmente, distância de recursos que vendem milagres.
O alerta tem motivação: opções radicais de rotina alimentar não são resolutivas e ainda colocam em risco a saúde. “Depois de eventuais excessos no final do ano, o ideal é retomar os hábitos saudáveis e comer de forma consciente e equilibrada”, diz. “É comum as pessoas buscarem ou seguirem dietas que encontram na internet, porém, isso é extremamente perigoso”, complementa.
A nutricionista sugere que se evite restrições radicais e práticas que não são parte do dia a dia, como o jejum intermitente. “O ideal é que a alimentação, depois dos excessos, privilegie o que é benéfico ao corpo: hortaliças, frutas, alimentos integrais e muita água. Doces e comidas muito salgadas e gordurosas devem ser evitadas”, diz ela.
O equilíbrio é essencial neste momento, pois o exagero das ceias pode não somente se refletir no peso, mas também ocasionar azia, refluxo, dores de cabeça, inchaço e retenção de líquidos, aumento da sede, da pressão arterial e do cansaço. Para lidar com esses desconfortos, a nutricionista sugere alguns chás como aliados para reduzir os sintomas da má digestão. O único alerta: é preciso prepará-los e logo consumir. E, claro, deixar de lado o açúcar no momento do consumo.
Entre as opções apontadas pela nutricionista, estão o chá de boldo e os chás de erva doce, tomilho, camomila com funcho ou hortelã. Enquanto o de boldo fornece alívio para o organismo sobrecarregado pela gordura e pelo álcool, as demais opções estimulam o processo digestivo e reduzem a sensação de inchaço.
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 190 mil consultas ambulatoriais, 50 mil atendimentos de Pronto Socorro e cerca de 950 mil exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e estar no ranking de 2021 dos Melhores Hospitais da América Latina, segundo a Revista América Economia Intelligence, entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2020 e em primeiro lugar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por quatro anos consecutivos.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/HospitalEdmundoVasconcelos/
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
Linkedin: www.linkedin.com/company/19027549
Instagram: www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar