Comece seu ano sem restrição e com planejamento

por Ketlyn Dalagnol

Começo de ano e mais do que nunca o nome dessa coluna faz sentido, “Nutrição sem Restrição”. Final de ano podemos pensar que o momento é restringir para correr atrás de um resultado que poderia ter acontecido de outra forma. Então começo de ano pensamos que porque exageramos precisamos restringir para recuperar o que comemos além da conta nas festas de final de ano. E o que eu gostaria que fosse o primeiro pensamento do seu ano, é que você não precisa viver de restrição para recuperar algo ou para ter resultado com algo.

Leve em consideração que você tem o ano inteiro pela frente, que bem planejado você pode realizar inúmeras coisas. Seja seus planos que não envolvem a alimentação ou de perder 10kg, se é isso que você deseja. Também não adianta pensar que por ter um ano inteiro pela frente, você pode adiar o que precisa ser feito agora.

Então podemos começar com metas plausíveis que você realmente consiga cumprir. Essas metas elas devem ser claras e de curto prazo para que a cada etapa que você finalize você consiga dar um check e definir a próxima meta até chegar ao seu objetivo final. Vou te dar um exemplo para ficar mais claro: “Quero parar de comer doce todos os dias”. Sua primeira meta poderia ser “Vou comer doce a cada 2 dias”, após 15 dias, você aumenta para a cada 3 dias, após 15 dias você coloca somente nos finais de semana e quando você menos esperar isso não fará mais parte de um pensamento que envolve restrição. Porque não foi restringido, foi criado um novo hábito e uma nova informação para o seu cérebro. Você não tirará o doce para sempre, mas terá melhor controle de quando comer, sendo parte de uma escolha consciente sua.

No final de todo esse processo você evitará aquela euforia que é ótima no começo de ano e que nos faz agir, mas que envolve restrição e dificilmente será mantido ao longo do ano.  Use esse sentimento para começar, para te motivar a dar o primeiro passo, mas planeje para que você não tire tudo que gosta nessas primeiras semanas de forma abrupta, envolvendo sofrimento e falta de constância no processo. Faça a mudança pelo lado feliz e sem restrição.

 

Feliz Ano Novo!!! Te desejo sempre mais e mais saúde!

 

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar