Aminoácidos para qualidade de vida: conheça quais são e entenda os seus benefícios

Aminoácidos são compostos que formam as proteínas, moléculas que exercem funções essenciais para o organismo. Alguns deles são produzidos pelo corpo humano e outros são obtidos por meio da alimentação ou suplementação. Entre as várias funções dos aminoácidos está a assistência em processos fisiológicos relacionados à qualidade de vida, como a manutenção do sono, do humor e o fortalecimento da imunidade.

A gerente de marketing da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, Tatiana Gargalaka, listou alguns aminoácidos que podem ser obtidos por meio da suplementação e contribuir para a qualidade de vida:

Qualidade do sono

Os aminoácidos triptofano e glicina podem contribuir para noites bem dormidas. O sono é fundamental para o metabolismo humano por proporcionar a diminuição da produção de cortisol e adrenalina, o que ajuda na redução do estresse. “O triptofano ainda pode melhorar o humor e a sensação de felicidade, por ser precursor de serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, completa Tatiana.

Fortalecimento da imunidade

A glutamina é essencial para as células de defesa do organismo, além de ser fonte de energia para as células epiteliais intestinais que ajudam a manter a integridade da barreira intestinal, que, por sua vez, pode evitar possíveis infecções decorrentes da entrada de bactérias na corrente sanguínea pelo trato intestinal. Já a arginina, por ser precursora de óxido nítrico, pode promover um melhor funcionamento do macrófago, célula de defesa do organismo.

Melhora no desempenho e na atenção

A histidina pode contribuir para a redução da sensação de fadiga e para aumentar o desempenho e a atenção durante as tarefas do cotidiano. A tirosina pode auxiliar a memória e o desempenho cognitivo, principalmente em situações estressantes, como demonstrado em estudos científicos.

Ajinomoto do Brasil comercializa seus aminoácidos na forma de matéria-prima para as indústrias, que os utilizam na fabricação de produtos como suplementos alimentares. “É importante destacar que o consumo de aminoácidos, assim como qualquer suplemento, deve ser feito sob orientação e indicação de médicos e nutricionistas”, reforça a executiva.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar