Saúde e Boa Sorte: Peixe é a sugestão de prato para trazer boas energias na virada do ano

O chefe Pedro Amaral do restaurante Amazônia Soul em São Paulo ensina o preparo do filhote grelhado com farofa paraense.

As festas de fim de ano de 2021, são as mais aguardadas por todos que não puderam comemorar no ano passado. Com o avanço da vacinação no Brasil e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, será possível reunir a família em volta da mesa para comemorar a chegada do próximo ano.

E que tal dar uma diversificada no menu? O chefe Pedro do restaurante de culinária Paraense, Amazônia Soul em São Paulo, ensina o preparo de uma farofa paraense e do Filhote, um peixe famoso na região amazônica.

O peixe é um alimento sinônimo de saúde e que tem uma simbologia muito grande, para quem acredita em superstições e simpatias para o final do ano. Por estar presente em diversas passagens da bíblia e no milagre da multiplicação de Jesus, tem um importante significado para os cristãos, o peixe também é símbolo de prosperidade, fertilidade e abundância, pela sua capacidade de se reproduzir e por não ficar sozinho.

“O filhote está presente na mesa do paraense o ano inteiro, e no dia da celebração do réveillon não poderia ser diferente” Pedro Amaral. 

Farofa Paraense

60g de manteiga com sal

Sal a gosto. (Recomendo 3g)

40g de cebola picada

300g de farinha d’água de mandioca

150g de castanha do Pará picada (pode ser em pedaços ou em laminadas)

Derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar, em seguida adicione a farinha de mandioca d’água e a castanha do Pará, mexa até a farinha pegar o gosto da manteiga e torrar bem, por fim acerte o ponto do sal.

Caso queira, pode adicionar chicória do Pará no lugar da castanha, a farofa ficará bem perfumada e saborosa.

Peixe Filhote 

1 Kg Filhote em postas

Azeite a gosto

Suco de 2 Limões

Sal a gosto

Pimenta do Reino a gosto

Tempere o peixe com azeite, sal, limão e pimenta do reino e deixe ele marinando por 10 minutos. Regue uma frigideira com azeite e coloque as postas do peixe com o couro para baixo, após 5 minutos vire o peixe e deixe dourar. Sirva com a farofa paraense e arroz branco.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar