Aumento de ataques hackers acende preocupação com dados pessoais na internet
Professor da ESPM dá dicas de como proteger os dados e evitar cair em golpes
Os ataques cibernéticos estão cada vez mais comuns no dia a dia dos brasileiros. Dados da Fortinet, líder global em soluções de segurança cibernética amplas, integradas e automatizada, mostram que somente no Brasil foram mais de 3 bilhões de tentativas de ataques no primeiro trimestre deste ano.
Um dos mais rumorosos ocorreu na última sexta-feira, dia 10, contra o site do Ministério da Saúde e o aplicativo Conecte SUS, ambos fora do ar até o momento. O ataque prejudicou a logística de vacinação contra a covid-19 em algumas cidades e despertou preocupação a respeito do vazamento de informações de milhões de brasileiros.
Segundo Osmany Arruda, professor de segurança da informação da ESPM, ainda não há informações suficientes para esclarecer a real motivação e extensão do impacto do ataque. Por enquanto, só resta aguardar a manifestação e as orientações dos órgãos e autoridades competentes.
Para evitar prejuízos com ataques cibernéticos cada vez mais constantes, Arruda dá as seguintes dicas para evitar que os dados caiam nas mãos de criminosos:
- Baixe apps apenas nas lojas oficiais dos sistemas operacionais dos dispositivos.
- Verifique as avaliações e comentários de outros usuários antes de instalar e utilizar qualquer app.
- Mesmo nas lojas oficiais, verifique e instale apenas os apps originais, evite “fabricantes alternativos”.
- Crie um login (username e senha) exclusivo, ao menos, para sites e serviços de maior relevância.
- Evite logar em serviços mais relevantes por intermédio de terceiros, por exemplo, usando cadastros pré-existentes em redes sociais.