ALMA desperta sensações e amplia a conexão com os ambientes
Da mesma forma que institutos especializados em tendências, como a Pantone e a WGSN, trabalham em pesquisas para identificar as cores que, anualmente, se tornam referência para o mundo todo, a Impress Decor Brasil, referência no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, desenvolve o estudo “Cor do Ano”, com foco no segmento de arquitetura e decoração e em consonância com as principais tendências globais.
Na sua última edição, anunciada em outubro, a empresa apresentou as cores ALMA E MESCLA, que foram desenvolvidas em parceria com o OHMA escritório dos sócios Fabio Marx, Nicholas Oher e Paloma Bresolin.
Em sua essência, ALMA é uma cor que transita entre tons de lilás e azul, talvez um tanto acinzentado, como algo que não pode ser definido ao certo. Esta cor central e todas as suas nuances aparecem acompanhadas por uma paleta complementar, a MESCLA, que representa a diversidade imensa por onde a alma transita, se mistura e se completa. Essa paleta é composta por oito tonalidades que variam do bege a um marrom mais denso.
De acordo com Caroline Campos, designer da Impress Decor Brasil, grande parte do conceito criado em torno das cores do ano 2022 foi a sensação de conexão.
“O indivíduo contemporâneo foi transportado para uma sociedade cada vez mais complexa: o digital, o analógico, o psíquico, o micromolecular, o cósmico, o espiritual. Estas, entre tantas outras esferas, alimentam ideias e inspiram vidas cotidianamente, em constante movimento e fluidez”, explica.
“As pessoas precisam ser interpretadas e reconhecidas como indivíduos, cuja identidade não é única nem estática, e sim multifacetada. Estamos o tempo todo buscando equilibrar e nos conectar com todas essas facetas diferentes. Essa busca é não somente por uma reaproximação com a nossa própria essência, mas também com os outros e com o mundo ao nosso redor”, completa.
Nesse sentido, a cor ALMA, apesar de não ser claramente definida, é uma cor que remete à calma e espiritualidade, mas também à tecnologia por ser um tom que não é encontrado com facilidade na natureza. Por sua característica fluída e multifacetada, é um tom que pode ser aplicado facilmente em diferentes ambientes da casa:
Cozinhas: neste ambiente, a cor apresenta uma conotação mais sofisticada e inovadora, saindo do lugar comum. Além disso, cria o clima ideal para o preparo de alimentos, estabelecendo uma conexão com o ato de cozinhar. Ela pode ser aplicada em bancadas, compor os armários e a marcenaria do ambiente.
Quartos: por se tratar de uma cor que transmite uma calma profunda, proporciona uma ambientação tranquila, ideal para os momentos de descanso e sono regenerador. Uma combinação de neutros suaves e tons aconchegantes podem trazer esse sentimento ao ambiente.
Banheiros: quem não tem desejado aquele momento de SPA em casa, com direito a velas e sais de banho? A cor Alma, como dissemos, é baseada no conceito de conexão. Neste caso, qual seria ocasião melhor para conexão consigo mesmo e a própria essência? Aqui, ela também pode estar presente na marcenaria e bancadas, ampliando a sensação de relaxamento.
Living: receber convidados e compartilhar momentos de proximidade. A Alma também é uma cor aconchegante, pois mistura o leve calor do vermelho à tranquilidade e calma do azul. Ela pode ser aplicada para iluminar uma grande área, mas também é uma cor de destaque, chamando a atenção para partes de uma sala ou criando um ponto focal.
Escritórios: essa cor também auxilia nos momentos de pura concentração, mas sem deixar o ambiente monótono ou sem graça. Assim como na cozinha, ela pode ser aplicada na marcenaria em composição com os tons madeirados.
Ou seja, ALMA é uma cor que, além de estar alinhada com a proposta de 2022 da Pantone, que elegeu a Very Peri como a cor do ano, é um tom versátil que desperta sensações e amplia a conexão com os ambientes.