PICs: entenda o que são as Práticas Integrativas e Complementares

por Elaine Santos

O objetivo dessa coluna é trazer mais conhecimento sobre as terapias integrativas e todos os seus benefícios. Mas antes de falar sobre cada uma delas é preciso entender o que é afinal as PICs.

Hoje não podemos mais dizer que ter saúde é apenas estar bem fisicamente. Saúde hoje é definida como um completo bem-estar físico, mental, emocional e social. E para conseguir manter o equilíbrio é preciso olhar para o todo. 

A medicina convencional, aquela que você vai no médico, faz um exame, recebe um diagnóstico e um medicamento, trata o corpo como uma máquina e olha para cada órgão, para cada doença, para cada problema individualmente.

Já a medicina tradicional, que é um conjunto de práticas, crenças e conhecimentos de saúde baseados no uso de recursos naturais, terapias espirituais e técnicas manuais, tem um olhar mais sistêmico, vendo a pessoa como um ser inteiro, interligado ao meio em que vive, sua saúde mental, física e emocional. 

As terapias integrativas durante muito tempo foram chamadas de terapias holísticas ou terapias alternativas, remetendo a algo mais místico, espiritual e não eram muito levadas a sério. Mas hoje já se tem o conhecimento de que essas práticas são muito eficazes para o bem-estar das pessoas e complementam o tratamento convencional, alopático e por isso agora são chamadas de Terapias Integrativas e Complementares.

O Ministério da Saúde define as PICs como tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares à população.

No momento que estamos vivendo, com uma explosão de casos de ansiedade, depressão, insônia e vários outros problemas emocionais, nunca se procurou tanto essas terapias integrativas. A busca pelo equilíbrio e bem-estar é mais do que necessário. E por entender o corpo e a mente como um conjunto, as PICs trazem um alívio imediato, expandindo nossa consciência, permitindo perceber que cuidar da saúde está além do corpo físico.

As 29 PICs ofertadas pelo SUS:

 

  1.   MTC/Acupuntura
  2.   Homeopatia
  3.   Plantas medicinais/fitoterapia
  4.   Antroposofia
  5.   Termalismo social/crenoterapia
  6.   Arteterapia
  7.   Ayurveda
  8.   Biodança
  9.   Dança circular
  10. Meditação
  11. Musicoterapia
  12. Naturopatia
  13. Osteopatia
  14. Quiropraxia
  15. Reflexoterapia
  16. Reiki
  17. Shantala
  18. Terapia Comunitária Integrativa
  19. Yoga
  20. Apiterapia
  21. Aromaterapia
  22. Bioenergética
  23. Constelação familiar
  24. Cromoterapia
  25. Geoterapia
  26. Hipnoterapia
  27. Imposição de mãos
  28. Ozonioterapia
  29. Terapia de florais

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar