PICs: entenda o que são as Práticas Integrativas e Complementares
por Elaine Santos
O objetivo dessa coluna é trazer mais conhecimento sobre as terapias integrativas e todos os seus benefícios. Mas antes de falar sobre cada uma delas é preciso entender o que é afinal as PICs.
Hoje não podemos mais dizer que ter saúde é apenas estar bem fisicamente. Saúde hoje é definida como um completo bem-estar físico, mental, emocional e social. E para conseguir manter o equilíbrio é preciso olhar para o todo.
A medicina convencional, aquela que você vai no médico, faz um exame, recebe um diagnóstico e um medicamento, trata o corpo como uma máquina e olha para cada órgão, para cada doença, para cada problema individualmente.
Já a medicina tradicional, que é um conjunto de práticas, crenças e conhecimentos de saúde baseados no uso de recursos naturais, terapias espirituais e técnicas manuais, tem um olhar mais sistêmico, vendo a pessoa como um ser inteiro, interligado ao meio em que vive, sua saúde mental, física e emocional.
As terapias integrativas durante muito tempo foram chamadas de terapias holísticas ou terapias alternativas, remetendo a algo mais místico, espiritual e não eram muito levadas a sério. Mas hoje já se tem o conhecimento de que essas práticas são muito eficazes para o bem-estar das pessoas e complementam o tratamento convencional, alopático e por isso agora são chamadas de Terapias Integrativas e Complementares.
O Ministério da Saúde define as PICs como tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares à população.
No momento que estamos vivendo, com uma explosão de casos de ansiedade, depressão, insônia e vários outros problemas emocionais, nunca se procurou tanto essas terapias integrativas. A busca pelo equilíbrio e bem-estar é mais do que necessário. E por entender o corpo e a mente como um conjunto, as PICs trazem um alívio imediato, expandindo nossa consciência, permitindo perceber que cuidar da saúde está além do corpo físico.
As 29 PICs ofertadas pelo SUS:
- MTC/Acupuntura
- Homeopatia
- Plantas medicinais/fitoterapia
- Antroposofia
- Termalismo social/crenoterapia
- Arteterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Dança circular
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturopatia
- Osteopatia
- Quiropraxia
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária Integrativa
- Yoga
- Apiterapia
- Aromaterapia
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Imposição de mãos
- Ozonioterapia
- Terapia de florais