Dieta balanceada para pets ganha destaque no mercado

Similar aos humanos, animais necessitam de nutrientes adequados em suas refeições

Por muito tempo a ração comum foi a oferta tradicional de comida para pets, seja pela praticidade de compra, valor, opções de sabores e a disponibilidade em diferentes pontos de venda. Em contrapartida, esses compostos podem apresentar baixa qualidade e uso excessivo de produtos químicos.

Observando a preocupação com o bem estar dos amigos de quatro patas, tutores buscam alimentação natural e “comida de verdade” para as principais refeições. Os principais diferenciais desses pratos incluem a ausência de conservantes e aditivos alimentares, o uso de grãos em seu estado natural e baixa incidência de carboidratos.

Matheus Ladario, head de operações do Chef Bob, indústria pet que já desenvolveu mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos, afirma que esses cardápios garantem que o pet absorva ao máximo as propriedades nutricionais da receita. “Os ingredientes utilizados estão em seu formato natural, possibilitando o maior aproveitamento pelo organismo do animal. Além disso, as comidas naturais aumentam a sensação de saciedade do pet”, comenta.

Cardápios que hidratam

A incidência de problemas renais é comum em gatos, que costumam ingerir pouca água durante o dia. Diferente dos cães, que costumam se hidratar de maneira espontânea, os felinos têm maior dificuldade em buscar o líquido quando estão com sede. A alternativa para evitar o desenvolvimento de cálculos urinários e outras condições renais, está na alimentação natural – que contém ingredientes naturalmente úmidos.

Os benefícios dessa alimentação também se aplica aos animais com apetite reduzido, a exemplos de filhotes em processo de transição alimentar e idosos.

Restrições alimentares em pet. Quais as alternativas?

Mais uma característica comum entre animais e humanos se dá nas restrições ou alergias a determinados alimentos. Raças de cães como Pug, Shih Tzu, Lhasa Apso, Bulldog Francês e Inglês são mais suscetíveis à hipersensibilidade alimentar, situação em que o organismo desenvolve reações excessivas sobre um determinado ingrediente. Segundo Ladario, geralmente as proteínas bovina e de frango são as maiores causadoras desse quadro.

Entre as opções do Chef Bob, cardápios com carne de coelho ou peru, inéditos para pets, garantem a oferta de proteína que cães necessitam para a nutrição ideal. Há, ainda, menus “exóticos” com a presença de peixes e rã, utilizada em cardápios para os bichos que possuem restrições dermatológicas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar