Entenda o que é violência virtual

por Cristina Sleiman

Violência virtual é a pratica de violência através do uso de dispositivos tecnológicos, principalmente através da internet ou comunicadores instantâneos. A violência virtual está diretamente ligada a agressão moral, psicológica e pode causar danos irreparáveis. Mulheres, crianças, adolescente e homens podem ser vítimas.

A identificação se dá através das ações das pessoas, pode ser xingamentos, ameaças, o próprio bullying também pode caracterizar agressão virtual.Podemos identificar essas agressões tanto entre os jovens como entre adultos, brigas de condomínio, briga entre pais de alunos ( grupos de escola), brigas entre profissionais, etc.

É comum nos depararmos com mulheres vítimas de imagens de nudez divulgadas pelo meio virtual, e vale lembrar que esta pratica é crime, se não houver o consentimento da pessoa.No caso de menores de 18 anos pode até caracterizar pornografia infantil.

Hoje também se fala no estupro virtual, considerado crime, quando a pessoa faz ameaças e chantagens à vítima, exigindo favores sexuais por meio virtual.

A vítima deve fazer um boletim de ocorrência. E qualquer delegacia deve aceitar quando se enquadrar em um dos tipos penais, como calúnia, injúria, difamação, ameaça, ou mesmo nas hipótese acima do estupro virtual ou divulgação de imagens íntimas se o consentimento. No entanto, quando a vítima for mulher, o ideal é procurar a delegacia da mulher.

Cristina Sleiman Sociedade de Advogados: é um escritório especializado em Direito Digital, e Propriedade Intelectual comandado pela Cristina Sleiman, advogada, pedagoga, mestre em Sistemas Eletrônicos, defensora da necessidade de educar crianças, jovens e adultos para uso ético seguro e legal dos recursos tecnológicos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar