Dia mundial da gentileza: descubra como se manter gentil nas redes sociais

No próximo Dia 13 de novembro comemora-se o Dia mundial da Gentileza e nunca foi tão importante falar sobre esse tema, principalmente nas redes sociais, onde as pessoas estão cada vez mais intolerantes umas com as outras.

Segundo a especialista em redes sociais para negócios, Paula Tebett é fundamental se posicionar cada vez mais nas redes com respeito, saber que ali tem regras de convivência e que não vale tudo.

“Portanto, saber manifestar opiniões sem cair em preconceitos, sem disseminar informações falsas, sem dar cartaz para temas poucos relevantes e sem agredir as pessoas que convivem virtualmente”, explica Paula que atualmente realiza mentoria para diferentes pessoas e empresas no Brasil e ao redor do mundo que desejam se posicionar nas redes sociais de forma assertiva.

O fato é que na internet muitas pessoas acreditam que estão imunes a qualquer julgamento errado pelos seus atos e ofensas em relação aos outros e por isso tendem a opinar sobre determinados assuntos muitas vezes de forma agressiva e intolerante.

Sendo assim, decidimos aproveitar o Dia Mundial da Gentileza para dar algumas dicas de como ser gentil na rede e dessa forma manter o respeito mútuo entre os usuários:

1 – Responda com cuidado e educação

Muitas pessoas não dominam determinado assunto e nem por isso elas devem ser julgadas de forma negativa ou com ofensas.

Mesmo que o tema seja fácil para o seu entendimento não julgue o outro e nem responda de forma ofensiva.

2 – Não apoie o bullying virtual

Infelizmente rir das fraquezas do outro tem sido muito comum na internet. Porém, ter respeito e empatia pelo próximo é fundamental, ainda mais no mundo virtual. Evite compartilhar vídeos de cunho ofensivo ou textos que tenham comentários racistas e que possam magoar a outra pessoa e seus familiares.

Vídeos engraçados que viram memes devem acima de tudo ter um humor saudável e alegre e não um conteúdo que possa ser humilhante para o outro.

3 – Cuidado com o seu texto

Evite palavrões, xingamentos e textos agressivos. Que tal investir em palavras positivas e educadas, como boa tarde, obrigada, tudo bem? Lembre-se também que muitas vezes suas redes sociais podem estar sendo vistas por um futuro empregador.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar