Aminoácidos: quais os benefícios para a saúde do cérebro?

Utilizados na fabricação de suplementos e produtos farmacêuticos, podem auxiliar em funções como concentração e memória

Os aminoácidos são as partículas que compõem as proteínas e trazem diversos benefícios para o corpo humano, incluindo o auxílio na concentração, memória, redução da fadiga e do cansaço, entre outros. A divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, líder na produção de aminoácidos, é responsável pela fabricação e comercialização dessas substâncias e seus derivados para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de nutrição.

“Na Ajinomoto fornecemos aminoácidos para que as indústrias e farmácias de manipulação possam produzir suplementos alimentares ou produtos manipulados, que são comercializados diretamente para o consumidor final em diversas versões, como comprimidos, cápsulas, pó para dissolução, bebidas, entre outras”, afirma gerente da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, Tatiana Gargalaka.

Segundo a pesquisa The effect of histidine on mental fatigue and cognitive performance in subjects with high fatigue and sleep disruption scores, publicada pela revista científica Physiology & Behavior v. 147, n. 1 (2015), a ingestão diária de histidina pode melhorar a sensação de fadiga, aumentar o desempenho durante as tarefas e melhorar o pensamento coerente e a atenção.

Já o estudo Tyrosine Improves working memory in a multitasking environment, publicado pela Pharmacology Biochemistry and Behaviour, Vol 64. No3, pp 495-500, (1999), indica que a tirosina pode auxiliar a memória durante a execução de tarefas simultâneas, além de contribuir para o desempenho cognitivo.

O BCAA também está entre os aminoácidos que podem evitar o aparecimento da sensação de fadiga, assim como a arginina, que auxilia no alívio do cansaço físico e mental, melhorando ainda a circulação sanguínea e, quando combinada à cafeína, pode também auxiliar a prologar o estado de alerta proporcionado pela mesma.

“Na Ajinomoto prezamos pelo bem-estar das pessoas e, entre os fatores fundamentais para melhorar a saúde cerebral, está manter uma alimentação saudável e equilibrada, a pratica de exercícios físicos, além de realizar atividades que estimulem o cérebro. Reforçamos que consultar profissionais especializados é extremamente importante e necessário para um direcionamento clínico e recomendação de medicamentos, suplementos e outros produtos”, finaliza Tatiana.

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