Tecnologia para a saúde: como o tratamento de dados ajuda a salvar vidas

Fortalecer o acesso de pesquisadores da saúde aos dados médicos é uma necessidade que pode ser resolvida com ajuda da tecnologia e a Hitachi Vantara está em busca de inovações que adicionem inteligência e velocidade nesse processo que ajuda a salvar vidas.

As inovações tecnológicas sempre andaram de mãos dadas com a medicina. Na era digital isso não é diferente. As soluções de telemedicina, de gestão de prontuários e receitas digitais já ajuda clínicas e hospitais no mundo todo a acelerarem diagnósticos e a salvarem vidas.

Ainda assim, temos muito a avançar na incorporação das inovações da era digital para o melhoramento de processos, especialmente na ampliação da colaboração científica.

O caso da pesquisa médica

Quando pensamos em pesquisa médica, a busca por dados de qualidade ainda significa grande investimento de tempo e dinheiro na pesquisa e na replicação de dados. Isso acontece, pois não há um repositório de dados médicos centralizado e organizado para democratizar o acesso às informações científicas que podem guardar a chave para inovações importantes.

Ainda hoje, os cientistas enfrentam inúmeras burocracias para uso das informações e na requisição para acesso aos dados, ao mesmo tempo que precisam investir grandes montantes em tecnologia de processamento destes dados para seguirem em frente com estudos que almejam salvar vidas.

A Hitachi Vantara, ao lado da American Heart Association, tem investido em uma solução direcionada para esse problema, na criação de uma plataforma capaz de automatizar o processo de busca por dados, orquestrando e sustentando um ambiente de trabalho para a pesquisa médica.

Base de dados com curadoria automática

A Plataforma de Medicina de Precisão, criada pela Hitachi Vantara e American Heart Association, é capaz de organizar e estruturar os dados médicos de acordo com vários parâmetros, como grupos de pacientes ou comorbidades.

Com um critério de pesquisa em mãos, o pesquisador pode descobrir quais conjuntos de dados são coerentes com seus objetivos de pesquisa, sejam os dados públicos ou privados. O cientista também encontra rapidamente os requisitos para uso desses dados e conta com ferramentas para dinamizar o procedimento para acessá-los.

Os conjuntos de dados são dispostos de acordo com as permissões de uso para pesquisa. Além disso, a plataforma orquestra automaticamente a gestão de pedidos de aprovação para uso de dados de acordo com as requisições do(a) médico(a), bem como o manejo de seu financiamento de pesquisa.

Em vários sentidos, essa plataforma reforça o espírito de colaboração dentro da pesquisa médica. Com uma base de dados estabelecida com segurança na nuvem, é possível trabalhar em diversas infraestruturas computacionais diferentes, compartilhando o acesso com equipes de pesquisa interdisciplinares.

Democratizando a pesquisa e acelerando a ciência

Um dos destaques da Plataforma de Medicina de Precisão é a facilidade e amplitude de acesso. Pesquisadores de qualquer país, com financiamentos baixos ou altos, trabalhando para indústria farmacêutica ou em um estudo acadêmico… Não importa, eles podem acessar os mesmos dados em uma mesma plataforma segura e na nuvem.

Existe uma revolução em andamento nesse sentido, que prioriza o desenvolvimento da medicina, ampliando o que consideramos como colaboração em escala global. Isso significa acelerar a troca de pontos de vista diversos, criando conexões múltiplas a respeito do avanço da própria medicina.

Ao diminuir os tradicionais entraves para a pesquisa médica, diminuímos o tempo de alguns procedimentos de semanas para horas ou dias. Você consegue imaginar o impacto desse tipo de aceleramento no desenvolvimento de diagnósticos, na busca de cura para doenças e no desenvolvimento de soluções de saúde a longo prazo?

O começo do futuro

A Plataforma de Medicina de Precisão é apenas um exemplo das possibilidades das inovações tecnológicas aplicadas para o desenvolvimento do futuro da ciência médica. Com o compartilhamento de dados e com uma plataforma centralizada de colaboração global, estaremos mais preparados para enfrentar em conjunto os desafios, com mais humanidade.

A Hitachi Vantara se orgulha de participar deste processo, trazendo a inovação tecnológica como o carro chefe de transformações que fazem a diferença em nosso mundo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar