Tabata Amaral, Luiz Henrique Mandetta e Israel Batista participam hoje às 20h30 de painel que discute como melhorar os níveis educacionais no País

O debate acontecerá no primeiro dia do Educa Week, maior evento da área da Educação do Brasil, que é on-line e grátis, com o objetivo de apresentar soluções efetivas para elevar a qualidade da Educação no Brasil

A partir das 20h30 de hoje, a deputada federal, cientista política e ativista na área de Educação Tabata Amaral participa de painel junto com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. No coração do debate estarão os dados recentes do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), que aponta que os estudantes brasileiros saem hoje do Ensino Médio com baixa proficiência em leitura, matemática e ciência, se comparado a outros 78 países do mundo. Mais: 68,1% dos alunos não possuem nível básico de matemática, o mínimo para o exercício pleno da cidadania.

O painel contará com a presença, ainda, do deputado federal Israel Batista e ocorre no primeiro dia do Educa Week, considerado o maior evento de educação básica do Brasil.

Em sua 6ª edição, o evento vai reunir cerca de 150 autoridades, líderes e ativistas do país, além de grandes especialistas internacionais da área (das universidades de Harvard e Stanford), durante seis dias. A programação totaliza 40 painéis, com temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia.

O Educa Week 2021 acontece entre os dias 18 e 23 de outubro, das 8h30 às 21 horas; sábado, das 8h30 às 20h. O evento é totalmente on-line e gratuito, permitindo a participação de pais, estudantes, professores e gestores, que irão compartilhar experiências e traçar estratégias para conviver com o novo cenário que a pandemia trouxe para todos. Para participar, basta acessar: www.educaweek.com.br

“Quando discutimos os grandes desafios da educação básica no contexto pós-pandemia, estamos contribuindo para priorizar o desenvolvimento das competências da formação cidadã e profissional”, afirma Ismael Rocha, diretor Acadêmico do Institute of Technology and Education (Iteduc) e diretor pedagógico do Educa Week.

 

Confira três importantes painéis que acontecem hoje, nesta tarde e à noite Educa Week:

 

Painel: Novo Ensino Médio e os itinerários formativos: experiências e ajustes necessários para um renovado modelo educacional.

Quando: 18 de outubro, às 16h30.

Mediação: Sandra Tonidandel, diretora pedagógica Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri; Suely Nercessiam Corradini, diretora pedagógica do Colégio Vial Brazil.

Convidado: Luis Gustavo Megiolaro, diretor do Poliedro Educação; André Freitas, gerente de projetos do Somos Educação; Prof. Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS – Plataforma de Educação; Rafael Araújo, coordenador de Segmento – Ensino Médio do Colégio São Luís.

Resumo: Como criar um currículo inovador, flexível e personalizado que atenda os interesses individuais de cada aluno. O novo perfil do estudante da Geração Z. Como preparar melhor a escola para o PISA e o ENEM. Organização de estudos para evitar as pressões pessoais em busca de um reconhecimento social.

Como participar: https://educaweek.com.br/inscreva-se/.

 

Painel: Novo Enem e o PISA no Brasil

Quando: 18 de outubro, às 18h30.

Mediação: Rodrigo Fulgêncio, diretor executivo de unidades escolares da Poliedro Educação; Rogério Giorgion, coordenador geral da Escola Alef Peretz.

Convidado: Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio; Lena Cypriano, diretora pedagógica do Progresso Bilíngue Campinas – Unidade Cambuí, do Grupo Atmo Educação; Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação; Álvaro Freitas, superintendente de concursos da Fundação Cesgranrio.

Resumo: A partir de 2024, o Enem deverá a ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, serão provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já no segundo, os inscritos deverão provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que eles pretendem seguir. Já, com relação, ao Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), o estudo mais recente aponta que os estudantes brasileiros saem hoje do Ensino Médio com baixa proficiência em leitura, matemática e ciência, se comparado a outros 78 países do mundo. Mais: 68,1% dos alunos não possuem nível básico de matemática, o mínimo para o exercício pleno da cidadania.

Como participar: https://educaweek.com.br/inscreva-se/.

 

Educa Week by Night: Como melhorar os índices educacionais no Brasil

Quando: 18 de outubro, às 20h30.

Mediação: Tabata Amaral, deputada federal e ativista pela educação, e Prof. Israel Batista, deputado federal e ativista pela educação.

Convidado: Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde e possível presidenciável.

Resumo: O maior desafio para se elevar a qualidade da educação básica no Brasil, é enfrentarmos as desigualdades. E é importante considerar o contexto social do Brasil, no qual, para milhões de crianças, a educação é a única chance para melhorar as suas vidas e a de suas comunidades. Ou seja: como nação, só existe esta via para mudarmos profundamente nosso futuro.

Como participar: https://educaweek.com.br/inscreva-se/.

 

O Educa Week 2021

Considerado o maior evento de educação básica do Brasil, em sua sexta edição, vai reunir as maiores autoridades, líderes e ativistas do país, além de especialistas internacionais (das universidades de Harvard e Stanford), durante seis dias. A programação totaliza 40 painéis, com temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia. Serão abordados aspectos pedagógicos e socioemocionais, transformações geradas no pós-pandemia, os desafios para a escola pública de qualidade, edtechs, e, ainda, como melhorar os índices educacionais no Brasil. Serão debatidas, também, as tendências da educação no Exterior, com estudos de caso em países como Estados Unidos, China e Finlândia. Para completar, o Prêmio Destaque Educação irá reconhecer os projetos pedagógicos que transformaram para melhor a vida dos estudantes durante a pandemia. Confira a programação completa, acessando: https://educaweek.com.br/

O Educa Week é uma realização da Educational Leaders (Grupo de Líderes da Educação), em parceria com o Institute of Technology and Education (Iteduc) e SD Student Travel. Tem como patrocinadores as seguintes organizações: Matific, Árvore, Escolas Exponenciais, FTD Educação, International School, Eduqo e Somos Educação, além do apoio do Colégio Bandeirantes, Colégio Dante Alighieri, Vertice, Colégio Santo Américo, Colégio Rio Branco, Colégio Magno Mágico de Oz, ABStartups, Instituto Casa Grande, Grupo Rabbit, Seppo e Unibes Cultural.

Além dos ativistas e personalidades convidadas, participam, ainda, dos painéis de discussão e fóruns diretores de tradicionais escolas particulares do Brasil, como os colégios Avenues School (SP), Bandeirantes (SP), Beit Yaacov (SP), Bernoulli (MG), Dante Alighieri (SP), Energia (SC), Farias Brito (CE), Farroupilha (RS), Galois (DF), GGE (PE), ISO (PB), Marista Arquidiocesano (SP), Poliedro (SP), Rio Branco (SP), Santo Américo (SP), São Luís (SP) e Vértice (SP).

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar