Natali Gutierrez fala da importância do conhecimento do corpo para mulheres

No mês de outubro acontece o movimento Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Não é apenas em outubro que as mulheres devem lembrar de se tocar. Esse processo tem que fazer parte da vida, do dia a dia, pois somente conhecendo seu corpo sem medo, terá domínio e poderá sentir mudanças” comenta a sexóloga Natali Gutierrez, nome à frente da Dona Coelha.

Mas nem todas as mulheres conseguem ter essa liberdade própria de se tocar e se conhecer, e isso se deve muito a cultura de criação. Natali ressalta as barreiras do autoconhecimento.

“Desde pequenas nos deparamos com a intimidação, onde não somos incentivadas a conhecer nosso corpo. Sempre ouvimos o famoso tira a mão daí, fecha essas pernas… Enfim, isso vai desde a infância até a adolescência, então nunca nos sentimos convidadas a olhar nossa região intima”.

Natali ressalta a importância do conhecimento do nosso corpo e como isso ajuda a identificar alguns problemas.

“O toque é extremamente importante, não apenas para o prazer, mas sim pelo autocuidado, autoconhecimento. É importante sabermos diferenciar os sinais que recebemos do nosso corpo, por exemplo, será que estou com um corrimento anormal ou é algo natural do meu organismo”?

Nosso corpo é funcional, quando algo não vai bem, ele emite sinais físicos, por isso é importante estar sempre atenta as mudanças.

“O conhecimento do nosso corpo beneficia o entendimento de como tudo funciona. Conhecendo nosso corpo conseguimos identificar as mudanças que os hormônios causam entender as fases que passamos ao longo do mês, entender quando estamos mais introspectivas ou mais felizes. Quando estamos seguras não temos medo de nos tocar, por isso, a importância de aprender a cuidar de si própria, de sentir e conhecer o seu eu, isso será um grande aliado para que a você possa sempre examinar suas mamas e qualquer indício de mudança procurar sua médica de confiança” finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar