Outubre-se: Exposição de fotos chama a atenção para a prevenção do câncer de mama

Centro de Doenças da Mama exibe mostra "Outubre-se" a partir do dia 15 de outubro

Prevenção ao câncer como atitude de vida, de janeiro a janeiro. Esse é o objetivo da exposição “Outubre-se”, que pode ser vista a partir do dia 15 de outubro, no Centro de Doenças da Mama (CDM), em Curitiba, como parte das iniciativas do Outubro Rosa. A mostra reúne fotos de mulheres que se submeteram ao tratamento contra a neoplasia que ocupa o primeiro lugar no ranking de mortes por câncer entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção permanente e da detecção precoce do câncer e ainda de dar visibilidade para a necessidade de apoio psicossocial às mulheres em tratamento, a campanha utiliza da fotografia como instrumento de sensibilização e inclusão social.
São 18 retratos selecionados dos fotógrafos Cesar Roman e Silvia Roman, com projeto fotográfico de Beto Bravo e produção de Lu Filizola e Dan Tores. Depois do CDM, as peças selecionadas vão percorrer outros espaços de Curitiba até setembro de 2022. As fotos trazem as histórias de superação de seis pacientes que estão ou estiveram em tratamento contra o câncer de mama e que compartilham seus aprendizados e provocam também um novo olhar sobre a doença.
Para o médico mastologista Cícero Urban, do Centro de Doenças da Mama, a exposição tem um papel muito importante, uma vez que as mulheres conseguem se colocar naquele lugar por meio da arte. O oncologista e mastologista Cleverton Spautz, também do CDM, concorda que esse entendimento é essencial para trazer a doença e a cura para uma realidade mais próxima e, especialmente, para incentivar o cuidado e o diagnóstico precoce.
A mostra tem início nessa sexta (15) e está sendo realizada por meio de parcerias e de apoiadores do Projeto Anjos sem Asas. A abertura será às 17 horas, no Centro de Doenças da Mama (CDM), que fica na Rua Rosa Saporski, 320, Mercês. Quem desejar, também pode aproveitar a oportunidade da visita para fazer a sua doação. São bem-vindos itens de higiene pessoal, lenços e chapéus.
SOBRE A ANJOS SEM ASAS
A Anjos sem Asas é um projeto sem fins lucrativos, que tem como objetivo resgatar a autoestima de mulheres, homens e crianças em tratamento contra o câncer. Também contribui com hospitais públicos com doações de materiais de higiene pessoal e alimentos.
Segundo a fundadora, Liz Tratz, além de todo o abalo emocional que significa passar pelo tratamento da doença, é importante saber que existem pessoas que vão para o internamento sem o mínimo de amparo financeiro, sem ter sequer os itens de higiene pessoal necessários.
Liz passou pelo tratamento pela primeira vez em 2016 e agora, em 2021, está novamente em tratamento. A Anjos sem Asas foi, portanto, criada como uma forma de retribuir todo o amor recebido.
SOBRE O CENTRO DE DOENÇAS DA MAMA (CDM)
O Centro de Doenças da Mama (CDM) é mais do que uma clínica de mastologia. É um “cancer center” que oferece tratamento multidisciplinar durante todas as etapas do tratamento. Diagnóstico, tratamento e reabilitação são trabalhados de forma integrada para proporcionar às pacientes os melhores resultados.
EXPOSIÇÃO E PONTO DE COLETA PARA DOAÇÕES
Centro de Doenças da Mama
Rua Rosa Saporski, 320 – Mercês
A partir de 15/10 – 17h
Produtos que podem ser doados: fraldas geriátricas GG e G, produtos de higiene pessoal, creme hidratante, lenços e chapéus.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar