Mitos e verdades sobre a relação entre postura e ganho de gordura localizada

Você já ouviu dizer que a postura como a pessoa se senta influência no ganho de peso abdominal, a famosa “barriguinha”? Hoje vamos descobrir se essa informação é verdadeira ou falsa.

Como se sabe, o ganho de peso se dá por diversos fatores: alimentação inadequada, sedentarismo, fatores hormonais e muitos outros. Sendo assim, a postura inadequada não é a maior responsável pelo ganho de peso, mas pode contribuir e vamos explicar o porquê.

Vamos utilizar como exemplo uma pessoa que passa o dia no trabalho sentada em posição incorreta: ao longo do tempo, repetir esse mau hábito pode fazer com que essa pessoa desenvolva problemas posturais e ortopédicos graves, como escoliose, hipercifose e retificação lombar, apenas para citar alguns. Esses problemas podem vir também de uma tendência pré-existente no indivíduo, e aí sim, nesses casos o desequilíbrio de postura contribui para o acúmulo de gordura e flacidez localizadas.

Nesses casos, por mais que a gordura seja um incômodo, ela acaba sendo um problema em segundo plano, pois o que deve ser tratado primeiro é a questão postural e ortopédica.  Já para indivíduos que não possuem nenhum problema ortopédico o acúmulo da gordura localizada não está associado à postura, mas sim ao seu consumo calórico x gasto calóricos. Nesse caso, a postura pode dar a impressão de uma barriga maior, por exemplo, mas não é a principal causa.

Vale lembrar que algumas regiões do corpo, como flancos, coxas, culotes e abdômen já tem pré-disposição natural para o acúmulo de reservas energéticas (gordura).

Resumindo, a má postura além de gerar problemas musculoesqueléticos, dores e lesões pode influenciar na aparência e na imagem refletida no espelho pois pode contribuir nas “marquinhas” e “pneuzinhos”, porém o ganho ou a perda de gordura em nosso corpo ocorre sempre de forma sistêmica e está relacionado com nossa alimentação e quantidade de atividade física que realizamos diariamente.

Cintia Cristina Lizão Pozzato, Biomédica, especialista em Estética, Acupuntura e Terapias Capilares do Grupo Atitude

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar