11 de Outubro – Dia Mundial da Obesidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.  É considerada uma é doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a tratamentos adequados.

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor o indivíduo a outras doenças como a diabetes mellitus tipo 2, asma, gordura no fígado, hipertensão arterial, síndrome metabólica, doenças ortopédicas, alguns tumores e, mais recentemente, uma menor resistência ao vírus da Covid-19.

Essa condição, além das comorbidades, pode desencadear problemas sociais e de comportamento em pessoas com obesidade.

Para quebrar paradigmas, fomentar a discussão sobre esse assunto tão importante e atual e, ainda, despertar um novo olhar sobre os indivíduos com excesso de peso, o livro “Obeso Acolhido”, de autoria de Durval Ribas Filho (médico nutrólogo e presidente da ABRAN) e Arthur Kaufman (médico psiquiatra), acaba de ser lançado no Brasil, pela Segmento Farma Editora.

A obra traz uma abordagem inédita, focada em situações constrangedoras e até inusitadas, que muitas pessoas passam por serem obesas, e que se somam à lista de outros preconceitos tão em pauta nos dias de hoje, como os raciais, étnicos, religiosos e sexuais.

A “gordofobia”, como mostram os autores, é uma doença social e o seu combate não consiste em apenas lutar para que o obeso não seja perturbado e vítima de um potencial bullying.

“O livro é o retrato de um sonho, que se tornou realidade, após eu atender centenas de pacientes obesos, em muitos anos de avaliações terapêuticas, e perceber um processo discriminatório, de estigmatização muito forte e robusto, em todos os seus aspectos, onde o obeso não é acolhido pela sociedade. Ao contrário, sofre preconceito”, declara Dr Durval Ribas Filho.

A leitura é um convite à reflexão, através de uma série de casos, como o do homem que gostava de gordinhas e chocou sua família por isso; a mulher que ia às compras para aliviar seu drama e o executivo que engordou diante de tantas responsabilidades profissionais. Muitas destas histórias são acompanhadas de valiosos comentários dos especialistas que assinam o livro.

“Eu me sentia incomodado ao perceber que, embora com boa base na parte comportamental do obeso, pouco sabia a respeito da fisiopatologia da obesidade e de outros transtornos alimentares. O estímulo veio após a formação em Nutrologia, pela ABRAN, e o convite feito pelo Durval, que resultou na sociedade neste empreendimento”, destaca Arthur Kaufman.

Para quem gosta de boas histórias

A obra não é dedicada aos profissionais de saúde, mas aos que gostam de histórias de vida: os que estão fora do peso ideal, seus amigos, familiares e toda sociedade. É uma chance de conhecer um pouco mais da realidade dos obesos, além da aparência física.

Por isso, não espere encontrar uma nova dieta milagrosa, mesmo que perdida entre as páginas. Os relatos mostram vidas e julgamentos de pessoas com sobrepeso que, mesmo se sentindo confortáveis com seu corpo, tiveram que repensar esta postura.

“Queremos mostrar às pessoas obesas que elas podem ser acolhidas por profissionais sérios e qualificados. E, para a população em geral, que os obesos são portadores de uma doença e precisam de atenção. Lamentavelmente não é o que acontece. Creio que é o primeiro livro no Brasil, e talvez no mundo, que mostre que o obeso tem que ser abraçado, acariciado. Que precisa de carinho e compreensão porque é uma doença terrível, que traz sim muitas morbidades associadas, mas principalmente essa discriminação social e psicossocial”, alerta Dr. Durval.

O prefácio é assinado por Eliana Fonseca, atriz e diretora de cinema, que relata sua saga pelas dietas e como a obesidade a acompanhou ao longo da vida. Já no posfácio, o médico nutrólogo Dr. José Alves Lara Neto, destaca que o livro orienta sobre a natureza intrínseca e a complexidade social onde o obeso se insere: naquela realidade em que ele deixa de ser um cidadão para ser quase um vilão.

Os Autores

Durval Ribas Filho

Mestre e Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina de Rio Preto. Professor Titular de Nutrologia da Faculdade de Medicina da Fundação Padre Albino e da Faculdade de Medicina de Catanduva, as três em São Paulo. Professor e Coordenador Científico do Curso Nacional de Pós-Graduação em Nutrologia no Hospital Servidor Público Estadual/IAMSPE. Editor-associado das Revistas Científicas: Nutrition & Diabetes (Nature), Journal of Medical and Health Sciences e International Journal of Nutrology. Especialista em Nutrologia, Clínica Médica e Endocrinologia pelo Conselho Federal de Medicina. Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)

Arthur Kaufman

Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/SP), Professor Doutor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP/SP. Professor ex-coordenador do Programa de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP/SP. Professor e Supervisor da Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Docente de Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)

 

SERVIÇO

Título – Obeso Acolhido

Autores – Durval Ribas Filho e Arthur Kaufman

Segmento Farma Editora – 180 páginas

À venda no Mercado Livre, Amazon e @livrariaonlinedasaude

Preço sugerido:  R$ 160

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar