Entenda a importância de consumir proteínas vegetais e como incluí-las em uma alimentação saudável

Nutrientes são responsáveis pela construção e elasticidade dos tecidos, transporte de substâncias, composição de anticorpos e regulação hormonal no organismo

As proteínas fazem parte de um grupo de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Participam da construção e manutenção dos músculos, transportam substâncias como minerais, açúcares, colesterol e oxigênio, ajudam na formação das células de defesa, compõe e regulam hormônios, entre outras tarefas. E quando falamos das proteínas vegetais, a contribuição pode ser ainda maior, uma vez que sua digestão e absorção são mais rápidas, possuem pouca gordura, são livres de colesterol ruim (LDL), são ricas em fibras e nutrientes. Algumas delas ainda possuem isoflavonas, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Alimentos como sementes de gergelim, grão de bico, lentilha, quinoa, ervilha e soja apresentam grandes concentrações de proteína, podem e devem ser incluídos na alimentação, tanto de vegetarianos e veganos, como de pessoas que consomem também alimentos de origem animal, mas buscam um estilo de vida saudável, com refeições completas e nutritivas.

Aos que procuram maneiras de inserir esse tipo de nutriente na dieta, o SupraSoy conta com uma linha completa de produtos à base de proteína vegetal. São seis opções: Original (também disponível nos sabores chocolate, banana e iogurte), Light e Nature, que também podem ser utilizados como substitutos do leite de vaca, uma vez que são fonte de cálcio, elemento fundamental para a boa saúde dos ossos. Todos os produtos são enriquecidos com vitaminas, minerais, não possuem glúten nem lactose e podem ser consumidos como bebidas, adicionando água, ou utilizados no preparo de diversos pratos doces e salgados.

E pensando em tornar esse consumo ainda mais prazeroso, com refeições saborosas e práticas, o SupraSoy preparou algumas receitas que podem servir de inspiração. Confira:

 

Muffin de Brócolis e Queijo

Ingredientes

Recheio:

200 g de brócolis

1 colher (chá) de Azeite Extravirgem Nova Oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 cebola média picada

 

Massa:

2 ovos

½ xícara (chá) de farinha de trigo

¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva Extravirgem

2 colheres (sopa) de amêndoas picadas

100 g de queijo parmesão sem lactose ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher (chá) de fermento em pó

½ colher (sopa) de SupraSoy Sem Lactose Original

60 ml de água

Azeite para untar

 

Modo de Preparo

Recheio: Em uma panela com água fervente, cozinhe os brócolis por 1 minuto, escorra-os e pique-os. Em uma frigideira, aqueça o Azeite Nova Oliva Extravirgem e refogue os brócolis junto com a cebola. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe esfriar.

Massa: Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos e adicione a farinha, o azeite, as amêndoas, o queijo parmesão, o SupraSoy Sem Lactose Original dissolvido na água, o sal, a pimenta-do-reino, o fermento e misture bem.

Montagem: Misture a massa com o recheio e coloque-os em forminhas para muffins, untadas com um pouco de azeite. Preaqueça o forno e asse a 280° C até dourarem. Sirva acompanhado de uma salada.

 

Smoothie Prático de Morango

Ingredientes

6 colheres (sopa) de SupraSoy Sem Lactose Sabor Iogurte dissolvido em 500 ml de água gelada

300 g de morangos sem talos, lavados e congelados

1 banana cortada em rodelas e congelada

Geleia de morango a gosto

Folhas de hortelã para decorar

Modo de Preparo

Dissolva o SupraSoy Sem Lactose Sabor Iogurte na água bem gelada, conforme o modo descrito na embalagem e reserve. Em um liquidificador, coloque os morangos, as rodelas de banana e, aos poucos, adicione o SupraSoy já dissolvido. Bata até adquirir uma mistura firme e homogênea.

Montagem 

Em copos ou vidros de sua preferência, espalhe um pouco de geleia e coloque o smoothie. Para finalizar, decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.

Dica

você pode substituir a geleia por outro sabor de sua preferência. Esta receita é ideal para um lanche saudável em um dia quente.

 

Cuzcuz de Tapioca

Ingredientes

Calda:

1 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original (130 g)
½ xícara (chá) de açúcar (80 g)

½ xícara (chá) de água quente

Cuscuz de Tapioca:

½ xícara (chá) de leite de coco (100 ml)
¼ de xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original (32 g)
2 colheres (sopa) de açúcar

¼ de xícara (chá) de coco ralado
1 xícara (chá) de tapioca granulada
Coco fresco para decorar

 

Modo de Preparo

Calda: Coloque no liquidificador o SupraSoy Sem Lactose Original, o açúcar, e a água e bata por 1 minuto. Passe para uma molheira e leve à geladeira até a hora de servir.

Cuscuz de tapioca: Em uma panela, misture o leite de coco, SupraSoy Sem Lactose Original, o açúcar e leve ao fogo médio até levantar fervura. Despeje sobre a tapioca granulada e deixe-a hidratando por 30 minutos. Junte o coco ralado, misture e coloque em uma assadeira pequena (18 x 28 cm), apertando bem com as costas de uma colher. Polvilhe com o coco fresco, corte em quadrados e sirva com a calda gelada.

Dica

Se preferir, sirva o cuscuz de tapioca com leite de coco adoçado.

 

Panna Cotta de Damasco

Ingredientes

Panna cotta:

4 colheres (sopa) de SupraSoy Sem Lactose Original dissolvido em 400 ml de água

200 g de creme de leite sem lactose

¼ de xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 envelopes de gelatina em pó sem sabor

Calda:

350 g de geleia de damasco

6 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo

Panna cotta: Em um liquidificador, bata o SupraSoy Sem Lactose Original dissolvido na água, o creme de leite e o açúcar. Transfira a mistura para uma panela e adicione a essência de baunilha. Leve ao fogo, e, após ferver, reserve e deixe esfriar. Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, acrescente a mistura e distribua em copinhos, deixando espaço suficiente para completar com a calda. Leve para gelar até ficar firme.

Calda: Coloque a geleia em uma tigela pequena e misture bem com a água, formando uma calda. Distribua a calda sobre a panna cotta e sirva.

Dica

Para a calda, use geleia de frutas vermelhas ou com o sabor de sua preferência.

 

Penne com Shitake e Molho Branco

Ingredientes

Massa
500 g de macarrão penne cozido al dente

Refogado
2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva Extravirgem

1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
150 g de cogumelos shitake cortados em tiras
2 talos de alho-poró cortados em tiras
Folhas de salsa a gosto

Molho
½ xícara (chá) de SupraSoy Light Zero Lactose dissolvido em 600 ml de água
4 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva Extravirgem

½ cebola picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada

Modo de Preparo

Refogado: Em uma frigideira, aqueça o Azeite Nova Oliva ExtraVirgem e doure a cebola com o alho. Adicione os cogumelos shitake e refogue até que fiquem macios. Acrescente os talos de alho-poró, misture bem até murcharem e reserve.

Molho: Em um recipiente, dilua o SupraSoy Light Zero Lactose na água. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Coloque em fogo baixo, polvilhe a farinha e deixe dourar. Aos poucos, e sem parar de mexer, acrescente o SupraSoy já preparado, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Cozinhe até engrossar, sem parar de mexer.

Finalização: Sirva o macarrão penne com o molho branco bem quente e o refogado de shitake. Decore com folhas de salsa.

DICA

Você pode substituir o penne por qualquer tipo de massa e, se preferir, quando o molho branco estiver pronto, para incrementar, acrescente 2 colheres (sopa) de pesto.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar