Primavera e pets: cuidados com as plantas tóxicas

Com a chegada da primavera, ruas e jardins ganham muito mais cor. As plantas deixam os espaços mais bonitos e aconchegantes, mas podem fazer muito mal aos cães e gatos. Isso porque algumas delas são tóxicas!

“Por curiosidade ou tédio, os pets podem acabar se intoxicando. Em caso de ingestão, o animal pode apresentar salivação excessiva, dor, edema, dificuldade de deglutição, vômitos, diarreias e perda de apetite”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

Se o pet apresentar algum desses sintomas, a orientação é sempre procurar um médico-veterinário o mais rápido possível.

Principais plantas tóxicas para os pets

Para evitar o perigo dentro de casa, uma dica é manter as plantas em lugares altos e inacessíveis, como em cima de móveis ou penduradas em suportes. No caso dos gatos, é preciso atenção extra, pois eles são escaladores.

Além disso, é importante proporcionar uma rotina e um ambiente saudável ao pet, promovendo enriquecimento ambiental e praticando exercícios físicos. “Essas atividades diminuem o tédio e o estresse dos animais, direcionando a atenção deles para brinquedos adequados”, afirma Flavio.

Dessa forma, o seu jardim continuará alegre na estação mais florida do ano e, principalmente: sem riscos ao seu amigo de quatro patas!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar