Natural Cotton Color apresenta coleção de peças artesanais com algodão colorido na Semana de Moda de Milão

Natural Cotton Color estreia na Semana de Moda de Milão, que ocorre de 21 a 27 de setembro, levando toda a sua essência sustentável e artesanal por meio de uma coleção que representa muita brasilidade. A marca estará presente no showroom e desfile no Jardim Botânico de Brera, em Milão, na Itália. A Círculo S/A, maior fabricante de fios para trabalhos manuais, é uma das apoiadoras nesta iniciativa, que é uma realização da Brasil Eco Fashion Week (BEFW), em parceria com a Fashion Vibes, de Milão.

A Coleção “Ipês do Brasil: do Cerrado ao Sertão” foi criada por Francisca Vieira, CEO da marca, e pelo consultor e designer Rafael Lemos, com modelagem desenvolvida por Raquel Grassi. Os 16 looks, sendo 12 femininos e quatro masculinos, apresentam ao mercado tecidos inéditos desenvolvidos pela empresa, como o Denim 100% orgânico, que possui cor, mas sem nenhum tipo de tingimento, e o jacquard de algodão com seda e tecidos desenvolvidos com fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho. As peças receberam bordados elaborados por artesãs de Brasília, do projeto Moda Connect, e com rendas e crochês confeccionados pela Associação das Rendeiras de Renda Renascença do Caribi Paraibano (Renasci).

Círculo S/A é uma das parceiras nesta coleção com os fios de algodão que foram usados pelas artesãs para a confecção dos bordados e crochê de detalhes e peças. “A Círculo S/A já é nossa parceira há algum tempo e oferece um algodão de qualidade em seus fios, que me permite tingir o fio com tinta vegetal mantendo a mesma qualidade do material, resultando em trabalhos artesanais incríveis”, comenta Francisca Vieira. De acordo com ela, essa união foi muito importante neste projeto, pois os novelos doados pela marca para o desenvolvimento de toda a coleção permitiram que o investimento que teria sido feito neste material, caso comprado, fosse direcionado para incluir ainda mais artesãs nas produções.

Com esta participação na Semana da Moda de Milão, a Natural Cotton Color pretende se posicionar no mercado internacional, por meio de seu conceito de moda sustentável e ética, e reafirmando o Brasil como referência neste segmento.

 

Natural Cotton Color

A Natural Cotton Color produz moda com base no algodão colorido com certificado internacional de produto orgânico. A matéria-prima é cultivada com contrato de compra garantida por meio da agricultura familiar em assentamentos rurais e comunidades tradicionais (quilombos). O preço pago por quilo é o maior do Brasil. A espécie já nasce em tons de bege, marrom e verde, sem uso de aditivos ou corantes. Por não ter cultura irrigada, nem passar por tingimentos, o processo produtivo do campo até indústria economiza 87,5% de água, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolvedora da semente. Com sede em João Pessoa, na Paraíba, a Natural Cotton Color conta com o apoio local do Centro de Tecnologia Têxtil do Senai e do Sebrae.

 

BEFW

A BEFW apresenta iniciativas sociais, ambientais e de inovação têxtil da indústria brasileira que estão percorrendo o caminho da sustentabilidade na moda. A plataforma pretende posicionar oito marcas e estilistas no mercado internacional, promovendo desfiles e showroom naquela que é a mais importante vitrine de moda do mundo.

 

Círculo S/A

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 83 anos no mercado, exporta para mais de 25 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 500 produtos em seu mix e, por meio do Time de Artesãos, que soma 13 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.

 

*Crédito das fotos: Divulgação

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar