Como escolher o lubrificante íntimo mais adequado

A lubrificação vaginal é um líquido natural que lubrifica o canal vaginal e região da vulva. Sua finalidade é reduzir a fricção durante a atividade sexual e proteger a região íntima. Quando ocorre a excitação o fluxo de sangue aumenta para a região da pelve, o que faz aumentar a lubrificação local facilitando assim a penetração e reduzindo as chances de desconforto, assim como a chance de lesões por trauma local no canal vaginal.

O óleo de colo é um excelente lubrificante, por ser natural as chances de alergia são menores e sua composição oleosa faz com que seu poder de lubrificação dure mais, porém estudos comprovam que quando associado ao uso do preservativo as chances de perfuração aumentam e consequentemente aumentam as chances de transmissão de doenças e gestação indesejada.

Já a utilização de saliva como lubrificante não é recomendada, tendo em vista que ela seca muito rápido e consequentemente pode ocorrer escoriações locais ocasionando dor e até mesmo sangramento. A vaselina é um derivado do petróleo, por isso, também não é recomendado o seu uso como lubrificante. Ela esquenta muito a região e causa irritação local. Outro motivo para não utilizar, é que em contato com o preservativo, a vaselina dissolve o material e causa a perfuração do preservativo.

Outros produtos que não são recomendados são os lubrificantes com saborizantes, perfumes ou substâncias que esquentam ou esfriam, visto que podem causar alergia e irritação local.

Os lubrificantes que devem ser utilizados precisam ser a base de água, e devem ser aplicados minutos antes da penetração vaginal ou anal. Uma dica é pedir para o parceiro(a) aplicar no local escolhido, funcionando assim como um estímulo preliminar para o ato sexual. O lubrificante a base de água é a melhor opção porque se parece muito ao muco natural da mulher e sua formulação é mais suave agredindo menos o local e causando menos alergias. A desvantagem do seu uso é que por ser a base de água ele não é resistente à água, perdendo seu poder lubrificante quando utilizado em banheira e piscina, por exemplo.

Os lubrificantes a base de silicone também são uma boa opção, eles têm um toque agradável e uma boa duração e podem ser usados com preservativo, porém este tipo de lubrificante é grudento e difícil de remover.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar