Banheira ou ducha: quem vence esse duelo na hora de economizar água?

Especialista esclarece dúvida e reafirma importância do consumo consciente

Sinônimo de bem-estar e qualidade de vida, as banheiras invadiram os lares brasileiros, transformando os banheiros em verdadeiros templos de relaxamento e diversão.  Mas uma das principais dúvidas na hora da compra é sobre gastos excessivos de água. É que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa é quase o dobro, sendo que pouco mais da metade da água é gasta no banheiro. Mas será mesmo que o chuveiro é a melhor opção para economizar água?  É mito ou verdade que as banheiras e/ou spas podem ser mais econômicos?

Para Rodrigo Borges, CEO da Riolax – empresa especialista em banheiras, spas e ofurôs –, é um mito pensar que as banheiras consomem muito mais água. A ilusão de gastar mais é porque o usuário está vendo a quantidade de água. Porém, o volume utilizado em banheiras é o mesmo ou até menor se comparado ao banho de chuveiro.

“Outro ponto favorável é que o usuário tem total controle do quanto está consumindo de água, diferentemente do banho de ducha, em que esse controle não é possível, uma vez que o consumo hídrico depende do quanto o registro está aberto e, também, da duração do banho”.

Segundo a Sabesp, um banho de ducha de 15 minutos com registro meio aberto consome 200 litros de água. As banheiras de hidromassagem individuais, por sua vez, consomem em média 150 litros. Já os modelos maiores, como os spas e as banheiras de hidromassagem com capacidade para várias pessoas e maior capacidade hídrica que uma banheira convencional, possuem sistemas de filtragem e desinfecção para reutilização da água.

“Este modelo tem capacidade maior de armazenar água, mas com a grande vantagem de possuir filtragem e ozonização que elimina os microrganismos na água”, afirma o CEO da Riolax, que comenta ainda sobre a tecnologia dos spas, que mantém a água limpa por mais tempo, sem falar na vantagem da capa protetora. “Uma vez cheio, várias pessoas da mesma família podem usufruir dos benefícios por até três meses ou pelo período que acharem necessário”.

Em relação aos gastos com energia, Rodrigo informa que 90% das casas que possuem banheiras optam pela energia solar. “Essa é uma orientação que sempre reforçamos com nossos clientes. Na verdade, mais do que a economia de energia ou de água o mais importante é adotar o consumo consciente dos recursos. Seja no chuveiro ou na banheira, é importante lembrar que atitudes sustentáveis ajudam a preservar o meio ambiente”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar