UMA revela nova coleção inspirada na arte abstrata

‘Marte’ é resultado de experimentações artísticas de Raquel Davidowicz, designer da marca, durante o isolamento social, e celebra a modernidade e a liberdade por meio de estampas autorais

Os homens são de Marte… e as mulheres também. O planeta, que desde a Antiguidade evoca liberdade, perseverança e força, é a inspiração para a nova coleção da UMA, marca nacional de moda contemporânea. As peças, com estampas exclusivas que incorporam o visual da arte abstrata, celebram a força e espontaneidade da criação feminina, aqui personificada por Raquel Davidowicz, designer da marca.

Para a coleção Marte, que tem lançamento no início de setembro, foram resgatadas três pinturas em acrílico, resultado de experimentos que Raquel desenvolveu durante a pandemia. A arte, que revisita o Gestualismo, movimento abstrato marcado pelo gotejamento de tinta que ganhou destaque na década de 1940, é a base para as estampas inéditas da linha.

“Este período de isolamento reacendeu meu desejo de explorar mais a pintura, atividade que sempre admirei e onde eu eventualmente me aventurava como uma distração. Sempre busco inspiração na arte para compor as coleções, mas dessa vez senti que trazer minhas próprias experimentações traria um elemento mais íntimo, de dentro para fora, que literalmente imprimiria mais personalidade às peças”, comenta Raquel.

Neste lançamento, a pintura ganha tridimensionalidade, dando ainda mais significado à sua abstração, incentivando a imaginação e o envolvimento do indivíduo com a roupa, sem regras ou imposições. Característicos da UMA, os pilares da coleção são maleabilidade, frescor e despretensão.

As estampas de Marte foram criadas a partir da impressão digital das telas originais, sendo reproduzidas na mesma dimensão das obras, e trazem nomes que evocam suas raízes artísticas: como as geométricas, em fundo preto e mineral, a “pincelada” e a “respingos”, essa última em duas versões – preto e branco e preto e amarelo. O tie-dye artesanal, feito a partir de descolorações localizadas, também figura na coleção.

Tecidos naturais, com base em modal e viscose, alcançam o conforto combinando diferentes fibras inovadoras, como o linho com elastano, algodão supreme e algodão inox. A cartela neutra de preto e variações de branco e cinza, parte essencial do DNA da marca, divide espaço com tons modernos, como o lima, o girassol, o avocado e o lápis-lázuli.

A coleção, dividida em quatro grupos, traz calças, blusas, saias e vestidos em uma variedade de propostas, sempre marcadas pela fluidez e o visual contemporâneo. É o caso dos itens básicos pretos, com cordões naturais contrastantes. Os conjuntos também são destaque entre os novos lançamentos, assim como malhas tricôs tingidos naturalmente.

A nova linha também conta com acessórios de couro, como sandálias, chinelos, botas e bolsas, com detalhes únicos como drapeados e ou correntes. Bijoux em prata arrematam o visual jovem e contemporâneo da coleção.

Marte, a nova coleção da UMA, estará disponível nas lojas físicas da marca em São Paulo e Rio de Janeiro, assim como no e-commerce www.uma.com.br a partir da primeira semana de setembro.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar