7 erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Primeiramente, é bom dizer que homens e mulheres podem cometer esses erros posturais ao cuidarem da casa e dos serviços domésticos.

E, cuidar do serviço doméstico, não é fácil! Em tempos de pandemia, organizar, limpar e cozinhar tem sido atividades rotineiras para muitas pessoas, que antes trabalhavam fora ou que tinham alguém para ajudar nas tarefas do lar.

O que quase ninguém imagina é que ao realizar tarefas domésticas, a maioria das pessoas adota posturas que podem elevar a chance do aparecimento de dores na coluna, no pescoço, nas pernas e nos ombros.

Conforto na postura

Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, especialista em RPG e Pilates, ao longo da vida, assumimos posturas que nos deem mais conforto ao realizarmos determinados movimentos.

“Todavia, a comodidade nem sempre é saudável para a saúde musculoesquelética. Quanto mais confortável a postura estiver, maior é o risco de um vício postural se instalar”, alerta a especialista.

“Normalmente, as pessoas atribuem os vícios de postura ao trabalho ou à escola, por exemplo. Porém, adotamos posturas erradas o tempo todo, inclusive quando realizamos serviços domésticos.”, comenta Walkíria.

Com a ajuda da especialista, vamos falar dos 7 principais vícios posturais de quem cuida das tarefas domésticas, homens e mulheres, e como corrigir essas posturas para prevenir dores e lesões.

1- Varrer, aspirar, passar pano no chão…

Aspirar, varrer e passar pano. Essas atividades, comuns no dia a dia doméstico, podem ser vilãs da saúde musculoesquelética. Em geral, a tendência é abaixar-se, jogando o tronco para frente. Porém, essa curvatura pode gerar dores lombares e na cervical, pois sobrecarrega as articulações da coluna.

Como corrigir essa postura?
Escolha vassouras ou rodos com cabos mais altos. Ao usá-los, mantenha a coluna ereta. No caso dos aspiradores, procure flexionar os joelhos ao curvar-se para utilizá-lo.

Quando for possível, procure deixar o tubo do aspirador mais alto, para evitar a flexão de tronco. Nesse grupo temos ainda as pás de lixo. Compre, preferencialmente, as que têm o cabo mais longo. Com isso, evita-se a inclinação do tronco até o chão na hora de recolher o lixo.

2- Lavar louça
Há quem deteste lavar louça, mas é inevitável! O problema é que no Brasil, não há muito padrão quando o assunto é a altura da pia da cozinha. Algumas podem ser altas, outras baixas demais. Uma medida que pode ser usada é a seguinte: em média, a altura do chão até a pia é de 88 a 90 cm. Essa medida é ideal para quem tem até 1,60 cm.

Como corrigir a postura?
Uma dica importante é sempre manter a coluna ereta. Evite abaixar muito o tronco e o pescoço. Quando a pia é muito alta, procure usar uma espécie de piso elevador, que pode ser um banquinho, uma madeira etc. Quando a pia tem uma boa altura, e mesmo assim há dor nas costas, pegue um pote de sorvete e descanse uma perna por vez.

Essas dicas valem para qualquer atividade que seja realizada na pia da cozinha ou para balcões que tenham essa mesma altura.

3- Levantar objetos do chão
Esse é um movimento clássico no dia a dia da maioria das pessoas. Abaixar-se para pegar uma criança no colo, uma caixa, um objeto que caiu, uma panela embaixo da pia. E quase todo mundo agacha sem dobrar os joelhos. Nunca faça isso!

Como corrigir essa postura?
É fácil! Quando for se abaixar, dobre os joelhos devagar, com os pés afastados e a coluna reta. Quando for se levantar, carregue o bebê ou o objeto próximo ao corpo.

4-Escolher feijão
Esse é um hábito bem brasileiro, já que o feijão é parte da alimentação da maioria da população. E saiba que também há um jeito certo para evitar dores no pescoço e nas costas.

Como corrigir essa postura? O ideal é tentar elevar um pouco o escorredor para não fazer tanta flexão no pescoço, como, por exemplo, fazemos com o celular. Caso faça isso na mesa da cozinha, coloque algum objeto embaixo do escorredor para não abaixar tanto a cabeça. A mesma dica vale se for escolher o feijão na pia da cozinha ou em um balcão.

5- Rotação do tronco
Imagine a cena: você precisa pegar um tempero na pia que está do seu lado. Você está de frente para a pia. Ao invés de girar todo o corpo para o lado em que o objeto se encontra, você vira apenas o tronco. Errado! Isso pode causar dores na região lombar, principalmente.

Como corrigir essa postura? Para movimentos de rotação, o melhor é fazer um movimento mais global, evitando a torção da coluna, principalmente lombar. Ou seja, gire o corpo todo e não apenas o tronco.

6- Passar roupa
Passar roupa é um hábito bem brasileiro, mas quase em desuso. Mas, para quem gosta das roupas bem engomadas, saiba que essa atividade também pode gerar dores no pescoço e nas costas.

Como corrigir essa postura?
Para passar roupas, o melhor é que a tábua não seja tão baixa. Opte pelas mais altas, se possível, aquelas com regulagem, pois isso vai ajudar a adaptar à altura. Cuidado para não flexionar tanto o pescoço. Para evitar dores na região lombar, utilize a ideia do pote de sorvete para descansar a perna. Lembre-se de alternar, ou seja, descanse as duas pernas por igual.

7- Pegar objetos no alto
Com apartamentos cada vez menores, o espaço precisa ser aproveitado por completo. Com isso, os móveis planejados podem ir até o teto ou serem altos demais. Portanto, pegar utensílios de cozinha ou roupas no alto faz parte do dia a dia de uma casa. Mas, até nesse movimento podemos nos machucar. A postura clássica é esticar ao máximo os braços e ficar na ponta dos pés! Não faça isso!

Como corrigir essa postura?
Quando precisar pegar objetos no alto, use uma pequena escada ou banquinho, pois o movimento de elevar os ombros acima da cabeça, feito com com muita frequência, pode gerar a síndrome do Impacto do Ombro ou tendinite dos músculos do Manguito Rotador.

Porém, tome cuidado para não cair da escada. Caso não tenha muito equilíbrio, ou sofra com labirintite e vertigem, procure deixar os utensílios que mais usa em locais mais baixos.

“Uma dica importante é aumentar a consciência corporal durante os movimentos do dia a dia. Atividades como o Pilates e a Reeducação Postural Global (RPG), podem contribuir para melhorar a postura, bem como reduzir dores, melhorar o equilíbrio e fortalecer

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar