Medicina do estilo de vida é a grande aliada na menopausa

Insônia, ondas de calor, oscilação de humor. Se você se identificou com esses sinais, pode ser que você esteja entrando no climatério, que é o caminho que antecede a menopausa (a última menstruação).

A principal queixa entre as mulheres está relacionada aos fogachos, que são as ondas de calor noturnas que tanto atrapalham a qualidade de vida. Mas esse calorão ainda vem acompanhado de falta de lubrificação vaginal, alteração na libido, irritabilidade, suor excessivo e os demais sintomas citados no início desse texto.

“A insônia pode ser causada tanto pelas alterações dos níveis hormonais quanto pelos fogachos que ocorrem mais frequentemente à noite e atrapalham o sono da mulher. Por isso, o endocrinologista entra com orientação de higiene do sono e reposição hormonal, caso não haja contraindicações”, explica a Dra. Lorena Lima Amato, endocrinologista.

A especialista conta que a alimentação balanceada e os exercícios físicos são formas de auxiliar a mulher para que ela passe por esse período da melhor maneira possível, prevenindo, inclusive, problemas cardiovasculares.

“Ter um estilo de vida o mais saudável possível, buscando equilíbrio em todos os pilares da medicina do estilo de vida, como: nutrição, atividade física, boa qualidade do sono, evitar o uso de cigarro, álcool, ter bons relacionamentos e manejo do estresse podem ser um grande aliado para minimizar os impactos da menopausa. Mas, se tudo isso não ajudar, busque ajuda profissional e considere a terapia de reposição hormonal”, aconselha a especialista.

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato – A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É doutora pela USP e professora na Universidade Nove de Julho.

Serviço:

https://endocrino.pro/

www.amato.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar