Alfaiataria esportiva está em alta e é sinônimo de elegância e leveza

Usar um terninho e calçar um tênis para ir trabalhar. O que poderia não ornar muito bem no início dos anos 2000, a depender do ambiente, agora é bem aceito em diferentes lugares, até mesmo no trabalho. A combinação tem um nome: a alfaiataria esportiva. Trata-se de uma expressão da moda que tem ganhado cada vez mais espaço e adeptos nos últimos anos, com uma modelagem clássica, atemporal e elegante.

As ruas influenciam cada vez mais as peças de alta costura. Com isso, se tornou comum, segundo a consultora de imagem Camile Stefano, nas estações mais recentes, que os looks de street style ganhem a moda e se combinem com os ternos, blazers e sapatos. “Essa moda está no gosto do público mais despojado e esportivo”, diz.

Elegância e conforto juntos

Conforme explica a especialista, a mistura trouxe um visual bem alinhado e, ao mesmo tempo, leve. Algumas das combinações possíveis são o terninho com tênis, blazer com cropped ou com moletom.

“O elegante sempre está em alta, mas o conforto nunca esteve tão presente nas tendências de moda. Combine os dois, faça o famoso easy chique e não erre nunca”, afirma.

Ainda segundo a consultora, que ministra palestras nas quais aborda imagem pessoal e corporativa, esses arranjos trazem um toque especial e torna o conjunto atraente.

“Trocar o blazer do terninho por um tricô com mangas amplas, por exemplo, pode deixar o seu visual mais moderno e interessante, ainda assim mantendo sofisticação e elegância”, explica.

Alfaiataria e suas mudanças

O conceito de alfaiataria, que vinha das peças produzidas pelos profissionais da área, os alfaiates, mudou junto com o avanço da indústria da moda. Esses artesãos eram contratados para produzir roupas sob medida e com exclusividade para quem quisesse o serviço, sem que houvesse uma numeração padronizada. Tudo era feito ao gosto do cliente. Mas, aos poucos, as peças sofisticadas ganharam as vitrines com tamanhos para diferentes tipos de corpos.

Nos anos 80 e 90, o uso de blazers e calça social junto com outros elementos mais descolados já havia ganhado as ruas, o que se concretizou com a alfaiataria esportiva, que vem retomando seu espaço nos últimos anos. Além disso, as combinações deram nova vida às peças que compõem a popularmente conhecida roupa social, tradicional nos ambientes corporativos, e ajudam a quebrar o clima mais formal.

Quem usa

Alguns nomes da moda aderiram a essa tendência. É o caso da blogueira Nati Vozza, da byNV. Camila Coelho, da Ela Luz, também tem mostrado em suas redes sociais que não dispensa a alfaiataria esportiva. No mundo artístico, a combinação também ganha adeptas. A atriz e apresentadora Fernanda Souza tem apostado em algumas peças. Criadora de conteúdo digital, Ju Romano exibe em suas redes sociais as opções dentro da linha plus size para suas seguidoras.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar