Você sabe decifrar as etiquetas corretamente na hora de lavar roupas?

Quem  tem o hábito de lavar roupa sozinho sabe da dificuldade em se adequar aos processos de lavagem e às exigências dos fabricantes especificadas nas etiquetas de conservação. Muitas pessoas costumam ignorar essa leitura de etiquetas e acabam danificando a peça de roupa ao lavar de maneira incorreta.

“Tecidos diferentes exigem atenção, inclusive no que se refere à cor e às fibras. Peças como cetim e seda são muito delicadas e precisam de um cuidado especial, por exemplo. Essa variedade de tecidos faz com que a leitura da etiqueta seja mais que necessária, porque qualquer detalhe pode ser crucial para a qualidade da roupa após o término do processo de lavagem”, comenta Alexandre Diniz, especialista em higienização da Quality Lavanderia

O desafio de ler a etiqueta é justamente entender os diversos símbolos, pois não há breve descrição sobre o que significam. Para ajudar a decifrá-los, Diniz apresenta dicas que facilitam no entendimento na hora de lavar as peças de roupa. “É importante ressaltar que os pontos dentro dos ícones indicam a temperatura ideal para cada processo”, afirma.

Você pode identificar um símbolo de acordo com o grupo a que ele pertence. A base de cada desenho mostra uma etapa do processo de conservação da roupa. Aqui você confere os grupos básicos: Tina = lavagem, Triângulo = alvejamento, Quadrado = secagem, Círculo = lavagem a seco ou lavagem química, e Ferro = passadoria. Confira mais detalhes abaixo:

Para lavar: o símbolo da tina simboliza o tratamento doméstico de forma manual ou à máquina. Descreve a temperatura máxima da água, como também os processos de limpeza que podem ser normais ou delicados, ou mesmo para não lavar com água.

Na hora de alvejar: o triângulo significa o alvejamento das roupas com ou sem cloro ou, então, a proibição dessa etapa.

A limpeza a seco: processo mais comum em lavanderias profissionais, a limpeza a seco pode ser realizada de várias formas com vários produtos, sendo que os mais comuns são os solventes químicos ou hidrocarbonetros e os sistema Wet Cleaning, que utiliza o solvente universal “água” com a ajuda de produtos químicos biodegradáveis, aliados a produtos tira manchas de última geração, que proporcionam uma limpeza adequada para diversos tipos de tecido e de manchas.

Durante a secagem e para processos mais delicados: o símbolo de secagem é um quadrado. Porém, quando utilizamos uma secadora rotativa, o símbolo é um quadrado com um círculo dentro e pontos dentro do círculo, que indicam a temperatura de secagem. Para uma secagem mais delicada é inserido um traço embaixo do quadrado. Cada apresentação direciona um cuidado específico, por isso a atenção nesse processo deve ser criteriosa. A exposição incorreta ao sol ou a fontes de calor para secar, por exemplo, pode encolher a roupa e alterar a qualidade do serviço.

Momento da passadoria: o ferro indica a passadoria, que pode ser com ou sem vapor. A temperatura é indicada pelos pontos colocados dentro do ferro.

“No começo, é um pouco confuso para quem não teve contato com os símbolos e até pode parecer impossível decifrá-los. Mas com atenção e até mesmo o apoio de profissionais de lavanderias, como é o caso de Quality Lavanderia, essa leitura pode ser resolvida de maneira fácil, com todo suporte necessário”, conclui Diniz.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar