Dermatologista lista 5 cuidados essenciais com a pele no inverno

O inverno é uma época do ano tradicionalmente seca, mas este ano o Brasil de uma forma geral convive com uma estiagem prolongada em muitas regiões do país. Pensando nisso, o portal Bleeza, do Consulta Remédios, convidou a dermatologista Dra. Luiza Bertholdi para passar algumas dicas sobre como ter uma relação saudável com a pele no inverno.

“Cuidar da pele nessa época do ano é essencial para mantermos a saúde, tanto para homens quanto para mulheres”, explica Luiza. “Com dicas práticas, é possível evitar o ressecamento da pele ao longo do dia”.

O Bleeza é um portal criado pelo Consulta Remédios para oferecer resenhas completas de produtos de beleza. Além de informações necessárias para uma compra consciente em skin care e outros cuidados pessoais, o Bleeza também faz reviews de lançamentos e comparativos para dizer ao público qual marca é mais indicada para determinados casos.

Confira as dicas abaixo:

 

  • Cuidados básicos

Hidratar a pele todos os dias, de preferência após o banho, maneirar na temperatura do chuveiro, visto que água muito quente faz mal à pele, e manter o uso rotineiro do protetor solar são cuidados essenciais quando se fala em saúde da pele. Em países tropicais, como o Brasil, a incidência de raios UVA e UVB continua alta durante o inverno,      por isso o uso do protetor é fundamental.

“Entre os malefícios causados pela radiação      ultravioleta, as quais também estão presentes no inverno, estão o envelhecimento precoce, manchas de pele, queimaduras e, o mais preocupante, câncer de pele. Por isso, o protetor solar deve ser usado todos os dias e, de preferência, com um fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30”, conta Luiza.

 

  • Cuidado com a instabilidade de temperaturas

No inverno, as baixas temperaturas associadas a menor umidade relativa do ar predispõem ao ressecamento da nossa pele. Isso gera maior sensibilidade e fragilidade cutânea, o que pode trazer descamação, coceira e irritações.

“Por isso, é importante fazer uso de hidratantes”, aconselha Luiza. “Pensando em nossas mãos, que sofrem tanto com o frio quanto com o uso rotineiro do álcool em gel, é interessante ter esse tipo de produto disponível para reaplicação durante o dia, a fim de prevenir o ressecamento”.

 

  • Áreas do corpo que mais exigem cuidados

Áreas naturalmente mais secas      como cotovelos, joelhos, mãos e pés podem se tornar ainda mais ressecadas. Além disso, é bom sempre lembrar quanto ao uso de hidratante labial: nos meses de inverno é comum a pele dos lábios ficar mais ressecada, o que pode levar a fissuras e sangramentos.

“Lamber os lábios apenas piora a situação, portanto, é ideal sempre andar com o produto no bolso e reaplicar várias vezes ao dia”, aconselha Luiza.

 

  • Produtos recomendados para a prevenção de problemas dermatológicos no inverno

Mas      e como saber quais são os produtos mais recomendados? A Dra. Luiza lembra sempre da importância do acompanhamento de um médico dermatologista, caso haja alguma alteração na pele. No entanto, não é difícil montar um bom kit de cuidados para a pele durante o inverno.  “Um hidratante potente (para peles extra-secas), protetor solar e hidratante labial. Ainda, para os cuidados diários, sabonetes mais suaves, como sabonetes líquidos ou do tipo “syndet”, que são aqueles detergentes sintéticos que contém menos de 10% de sabonete e tem o pH ajustado entre 5,5 e 7, também são boas opções para manter a camada de proteção natural da pele”, explica a médica.

 

  • Cuidados gerais

Pessoas que já apresentam alguma doença de pele que afeta a barreira cutânea, tais como dermatite atópica ou psoríase, e pacientes mais velhos, os quais têm a pele mais frágil, são os mais acometidos com as baixas temperaturas.

“Nesses casos, a atenção deve ser redobrada com a pele”, pondera Luiza. “São casos mais sensíveis e que, justamente por isso, estão sujeitos a sofrer mais com as mudanças do tempo”.

Aqui, listamos algumas resenhas de produtos disponíveis no Consulta Remédios e que não podem faltar nos cuidados diários com a pele no frio:

Hidratante Corporal Neutrogena Body Care Intensive

Creme de Ureia Genom Derma Ureskin 10%

Loção Hidratante Cetaphil

Regenerador Labial Bepantol Derma

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar