De estagiária a empreendedora aos 20 anos

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois em cada três jovens brasileiros têm o desejo de se tornarem empreendedores. O estudo também apontou que 70% dos jovens brasileiros querem abrir novos negócios em cidades pequenas e também nas grandes capitais do país.

Assim, Carlize Graf, de apenas 20 anos, mostra que faz parte das estatísticas do empreendedorismo jovem. Além disso, ela se enquadra como parcela de outra pesquisa, onde aponta que o aumento do número de mulheres que decidem abrir o seu próprio negócio aumentou em 124%, segundo estudo do Sebrae. Também, uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) indica que 57% dos proprietários de negócios na fase inicial possuem entre 18 e 34 anos, sendo considerada uma das melhores épocas para isso.

Ela conta que a veia do empreendedorismo foi sendo moldada na família. “Eu cresci brincando na serragem da marcenaria dos meus pais e aprendendo sobre móveis e madeiras; quando eu tinha mais ou menos 12 anos, meus pais decidiram abrir uma pequena loja de móveis, na qual eu sempre ajudei – atendia, limpava e organizava”, relembra Carlize.

Dessa forma, ela então decidiu investir em seu primeiro negócio: uma das franquias de estética que mais crescem no Brasil, a AD Clinic. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil é o terceiro maior mercado de estética e beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. A região Centro-Oeste representa 10,3% do setor nacional.

Assim, cada vez mais esse mercado aumenta, movimentando clínicas de estética, salões de beleza, spas, e também, a profissionalização das pessoas que executam esses tratamentos tão especiais. Ainda segundo a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, (ABIHPEC) o setor cresceu cerca de 567%, envolvendo mais de 480 mil profissionais. No ramo de franquias, na área da Saúde, Beleza e Bem-estar, faturou-se aproximadamente R$34,2 bilhões no ano de 2019.

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostraram que seis em cada dez pessoas dizem-se vaidosas e mais de 60% consideram que cuidar da beleza não é um luxo em si, mas uma necessidade. Desses, mais da metade expressaram que gastar dinheiro para melhorar a aparência física é digno de investimento, ainda mais com a sensação contemplativa após algum procedimento realizado.

‘’Eu vi uma oportunidade de negócio que cresce cada vez mais, mas não olhei somente o faturamento, eu queria algo que também trouxesse felicidade nas pessoas, principalmente por proporcionar autocuidado e bem-estar. Ninguém sai triste de uma clínica como a AD Clinic, e em tempos tão difíceis, isso é maravilhoso’’, comenta a jovem.

A história dela com a clínica começou há alguns anos. Carlize cuidava da recepção sozinha: “era como se aquilo tudo fosse meu, eu amava aquele lugar”, assume. Da recepção, ela passou para consultora comercial, porque percebeu que a clínica não estava faturando o suficiente por falta de treinamento dos colaboradores, então ela passou a treiná-las e acabou sendo promovida pela iniciativa e, também, porque o faturamento dobrou.

No mês de novembro, a clínica ficou em terceiro lugar no ranking de todas as unidades, mesmo sem possuir todo o conhecimento e histórico das outras.

Ao final do ano, com somente 19 anos, me vi tomando conta de toda uma equipe e de uma unidade inteira. Confesso que não foi nada fácil, porque as dificuldades eram enormes e, por mais que você trabalhe quase 10 horas por dia, o resultado demora a vir, mas eu sabia que um dia tudo iria compensar”, afirma Carlize sem imaginar na época que teria sua primeira franquia de sucesso, que irá inaugurar em Sítio Cercado, no dia 17 de agosto.

Neste ano, o CEO da rede de franquias da AD Clinic, Rodrigo Nunes, fez uma proposta irrecusável e a jovem descobriu-se empreendedora.

Fazer parte de uma franquia que se preocupa com o bem-estar das pessoas e realmente se atenta com o atendimento de qualidade, é tudo o que eu queria. Todo o meu esforço foi válido, e eu sabia que um dia eu seria recompensada, mas não imaginei que já seria agora”, comenta Carlize.

Serviço 

Inauguração: 24/08

Endereço: Rua Izaac Ferreira da Cruz, 1925 – Sítio Cercado, Curitiba – PR, 81900-000

Redes sociais

https://www.facebook.com/adclinic.sitiocercado/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar