Aprenda a fazer a touca de cetim e turbine os cuidados com os cabelos

A transição capilar tem incentivado milhares de pessoas dispostas a assumirem a forma natural de seus cabelos e deixarem de lado os tratamentos químicos. É uma tendência que está longe de ser uma ação apenas para beleza e cuidados, tornou-se um movimento de autoaceitação.

Para ajudar nesse processo, o que não faltam são indicações de influenciadoras por meio de suas redes sociais: produtos veganos, receitas com ingredientes naturais ou até com itens que temos na cozinha. Entre outras possibilidades, está o uso a touca de cetim, um acessório que tem características que não danificam os fios, evitam o frizz e ainda contribuem para que os penteados durem mais.

O cetim é um tecido que pode ser facilmente localizado, por isso é possível criar a sua própria touca! A professora da Escola de Moda Sigbol, Elizângela Gomes, preparou um passo a passo que facilita a produção numa versão dupla face do item, que com certeza vai se tornar o seu favorito. Além de produzi-lo para uso próprio, pode ser uma ideia de renda extra!

Você vai precisar de: 

Um metro de cetim;

50 cm de elástico chato com 1 cm de largura;

Linha de costura na cor do tecido;

Agulha de mão;

Alfinete de segurança;

Alfinetes;

 

Inicie cortando dois círculos com 60 cm de diâmetro. Pode ser em cores diferentes. Para facilitar o corte, o tecido pode ser dobrado, colocar 30 cm conforme indicação.

 

Junte os círculos (lado direito com direito). Utilize 0,5 cm de margem de costura com o ponto 2,5. Deixe uma abertura de 2 cm para virar do lado.

 

Após virar do lado certo do tecido, costure a borda deixando 1 cm com ponto de 3. Passar o tecido com ferro facilita na hora de costurar.

Coloque o elástico com o auxílio de um alfinete de segurança.

Costure as pontas do elástico e feche a abertura com pontos a mão.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar