Sertanejo Mariano usa cartilagem da costela em rinoplastia. Isso é comum? Cirurgião plástico explica

Esta semana bombou na web o caso do cantor Mariano que passou por uma rinoplastia (cirurgia realizada na estrutura nasal para corrigir disfunções e melhorar a estética). O sertanejo falou com os seus seguidores sobre o procedimento dizendo ter usado cartilagem da orelha e da costela para efetuar tais correções, o que causou surpresa aos fãs do cantor. O médico e cirurgião plástico, Luiz Haroldo Pereira, explica o uso de cartilagem e comenta as evoluções da rinoplastia.

“A grande evolução das rinoplastias é que hoje ela é mais conservadora, ela retira menos e se enxerta mais – cartilagem auricular, cartilagem do septo nasal e até cartilagem costal – dependendo das alterações estruturais a serem corrigidas”, esclarece o pioneiro da lipoaspiração no Brasil que ressalta: “Aquele nariz muito pequeno é coisa do passado e hoje busca-se mais a harmonização do nariz com toda a face”.

E quanto ao uso das cartilagens, é um procedimento comum? Como ela é aplicada?

“As cartilagens são utilizadas para aumentar o dorso nasal e levantar a ponta do mesmo e, principalmente, nos narizes secundários”, elucida.

Apesar do aumento da procura por cirurgias estéticas, principalmente na face, o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alerta para a busca desenfreada por profissionais que não estão habilitados a fazer tais procedimentos.

“Está muito na moda a palavra rinomodelação na qual dentistas e outros profissionais injetam substâncias no nariz e fazem alectomia (retirada da parte lateral no nariz) e dão pontos de sustentação. O que ocorre é que eles não estão habilitados e fazem propaganda na Internet  que é vedado aos Médicos pelos Conselhos. E quando complica, os pacientes acabam vindo corrigir com os Cirurgiões Plásticos”, explica o médico que finaliza: “Temos atendido muitas complicações de procedimentos realizados por dentistas”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar