“Engana-se quem acredita que o colesterol é do mal”

“Engana-se quem acredita que o colesterol é do mal. Essa molécula é muito importante ao nosso organismo, pois faz parte das membranas celulares, então é necessário termos uma taxa adequada de colesterol, e essa taxa varia entre crianças e adultos. O colesterol, que é uma molécula ‘do bem’, só passa a ser um vilão quando está em excesso no nosso organismo”, explica Dr. Osmar Monte, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) que, em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, promove durante todo mês de agosto, na Estação Morumbi, uma exposição com 20 painéis informativos para chamar atenção sobre o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto.

• O que é o colesterol?

• Para que ele serve?

• Quem pode ter a saúde prejudicada pelo excesso de colesterol no sangue?

São algumas das informações que estão presentes na exposição para alertar a população que, nem sempre, o colesterol alterado no sangue dá sinais.

O colesterol presente na dieta é absorvido pelo intestino e a capacidade de absorção é limitada de acordo com a genética de cada um. “Pessoas com hipocolesterolemia, ou seja, níveis muito baixos de colesterol, têm risco aumentado de câncer”, conta o endocrinologista.

Valores limites

Crianças antes da puberdade: 180mg/dl do colesterol total

Adultos: 200mg/dl

A principal causa do colesterol alto é genética. Em média, a cada 300 a 500 nascimentos, uma criança é afetada com problemas do metabolismo do colesterol, que pode se manifestar na primeira infância ou na vida adulta. “Por isso é importante saber o histórico de saúde familiar das crianças”, alerta Dr. Osmar.

Alimentação com redução de gordura de origem animal e rica em fibras vegetais ajuda a reduzir o colesterol. Medicamentos podem ser associados em alguns casos e de acordo com a faixa etária do paciente.

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Quando: de 1º a 31 de agosto de 2021

Local: Estação Morumbi, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP

bit.ly/PODCASTSBEMSP

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar