Banheira na cobertura. Segurança e bem-estar

Sinônimo de bem-estar, relaxamento e saúde, as banheiras de hidromassagem são itens cada vez mais presentes nos lares. Dos hotéis luxuosos, spas e casas de campo, elas invadiram as residências, inclusive, os apartamentos. Muito se engana quem pensa que esse é um privilégio de quem mora em casa. Mas quais os principais cuidados na hora de instalar uma banheira na cobertura? O que deve ser levado em conta? Instalação? Espaço? Impermeabilização? Confira as principais dicas dos especialistas e evite dores de cabeça.

A arquiteta Raquel Brum acredita que o primeiro passo é pensar o ambiente e planejar. “O entendimento do desejo do cliente e a escolha do produto juntamente com o projeto (planejamento) do espaço como um todo são essenciais para um resultado satisfatório”. Para ela, é importante certificar se a cobertura já tem o cálculo estrutural previsto compatível com o peso e as medidas do spa e/ou banheira a serem instalados.

Além disso, é importante ter o cuidado de fazer uma boa e eficiente impermeabilização de todo o espaço antes da instalação do produto. “Compatibilizar o posicionamento de motores e demais itens do produto para que não haja comprometimento do projeto como um todo. Por exemplo, quando trabalhamos com um deck de alvenaria, o cuidado com esse posicionamento deve ser redobrado de modo a não gerar portinholas indesejáveis e difíceis de serem camufladas posteriormente. Quando trabalhamos com um deck amadeirado, fica mais fácil a camuflagem por se tratar de um revestimento mais flexível”.

Outro cuidado é considerar o posicionamento solar. “O intuito é valorizar o desejo do cliente, por exemplo, ele quer mais sombra ou insolação? E, claro, sempre projetar o espaço e considerar a instalação do produto pensando no resultado mais satisfatório possível”.

O formato e o material da banheira também são relevantes. A arquiteta explica que é preciso esclarecer quantas pessoas devem usar o produto, número de jatos desejáveis, além de analisar o espaço e suas restrições para então escolher o tamanho ideal e o formato da banheira. “Materiais de qualidade são primordiais pensando não somente em um resultado satisfatório, mas na sua eficiência e durabilidade”.

E, para garantir isso, a escolha minuciosa do produto é muito importante. “Sugiro optar por uma empresa que ofereça não só produtos de extrema qualidade, mas também suporte completo de instalação para os profissionais que estiverem em obra. Algo que sempre aconselho aos meus clientes é a aquisição de uma capa protetora, pois ela ajuda a preservar a vida útil do seu produto protegendo-o das intempéries e de eventualidades do cotidiano quando não estiver sendo usado”.

Sócio-proprietário da Riolax BH, Thiago Greco explica o crescimento do público que reside em apartamento nos últimos anos interessados em instalar as banheiras de hidromassagem no quarto, varanda, terraço ou banheiro. Na sua visão, o mais importante – além das questões técnicas que são apontadas pelos profissionais – é a escolha dos modelos e marcas no mercado. “Opte sempre por uma empresa sólida, que ofereça todo suporte em todas as etapas da venda e pós-venda. Assim você garante o máximo de sua banheira de hidromassagem e não perde nada do que ela pode oferecer”.

Segundo Thiago, o suporte na instalação é apontado pelos clientes como o grande diferencial da sua empresa. “É importante que todo o trabalho de instalação seja realizado por mão de obra especializada. Apenas profissionais treinados são qualificados para prestar o melhor neste tipo de serviço, sem comprometer a garantia do fabricante e sem danificar a banheira”.

Ele também reforça a importância de um bom planejamento e a orientação de um bom consultor de vendas que poderá auxiliar na expectativa do cliente, “uma vez que cada um dos nossos produtos – seja hidro, spa ou ofurô – tem suas particularidades: na instalação, no material utilizado ou nos benefícios terapêuticos”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar