Desafios da paternidade moderna

Um estudo norte-americano guiado por Anderson e Hamilton (2005), analisou 200 livros infantis utilizados durante os anos de formação da criança, entre os mais vendidos e ganhadores de prêmios, para conhecer qual a representação materna e paterna. Após a análise, revelou-se quase duas vezes mais personagens maternos e forte estereotipagem do gênero. O pai era frequentemente não representado e nas poucas vezes que foi citado aparecia como ausente ou ineficaz no exercício de suas funções, enquanto a mãe aparecia com mais frequência em ambientes domésticos e a principal cuidadora.

As novas dinâmicas familiares exigiram maneiras diferentes de exercer a paternidade. A antiga imagem do pai, apenas como um provedor financeiro, está ficando no passado e abrindo espaço para uma relação muito mais afetiva e engajada entre pais e filhos. Além disso, cresce o número de possíveis arranjos familiares, com dois pais ou duas mães, onde a paternidade se apresentará de uma outra forma, de um outro lugar que merece uma atenção especial.

Até mesmo os métodos de concepção dos filhos influenciam no desenvolvimento da paternidade, e em muitos casos demandam um acompanhamento psicológico para pavimentar o entendimento desse processo. Separações conjugais, questões de relacionada a guarda de filhos, discrepâncias entre as licenças-maternidade e paternidade completam as situações que demonstram a importância de se discutir o tema da paternidade nos tempos atuais.

Para falar sobre os desafios da paternidade contemporânea a Holiste Psiquiatria vai abrir espaço para a psiquiatra Dra Paula Dione e o médico especialista em reprodução humana, Dr Agnaldo Viana, para um bate-papo sobre o tema. A conversa será transmitida ao vivo no Instagram da Holiste Psiquiatria (@holistepsiquiatria) na quarta-feira (11), às 19h30. Os profissionais responderão as questões enviadas pelo público.

SERVIÇO

O que: Live da Holiste
Tema: Os desafios da paternidade contemporânea
Quando: 11 de Agosto (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar