Olimpíadas: Atividades esportivas trazem benefícios para corpo e mente

Os Jogos Olímpicos estão fazendo os brasileiros vibrarem dia após dia. Quem não pulou de alegria com as medalhas de atletas como Rebeca Andrade, Bruno Fratus, Ítalo Ferreira e da pequena Rayssa Leal? Muita gente relatou ter tido até vontade de começar a praticar alguma modalidade esportiva. Importante em qualquer idade, a atividade física beneficia todos os aspectos do desenvolvimento humano: o cognitivo, o biológico, o afetivo e o motor.

As influências positivas dos esportes já foram comprovadas por diversas pesquisas científicas. Recentemente, a Academia Americana de Pediatria divulgou uma pesquisa sobre os benefícios das práticas esportivas e dos esportes coletivos organizados em crianças e adolescentes. O documento ressalta que o apoio dos pais e professores na diversão e não apenas na vitória, são fatores chave para o melhor aproveitamento dos atletas.

O incentivo familiar e escolar também estão ligados aos benefícios sociais e psicológicos do esporte, bastante importantes durante a pandemia. Para o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista de Maringá, Renan Carlos Klichowski, desde que praticados seguindo as orientações sanitárias, os esportes são extremamente importantes nesse período. “A prática de qualquer atividade física neste momento de isolamento social é importante para manutenção do corpo, estímulo do sistema vascular e respiratório, regulação do peso, melhora a disposição, humor, entre outros benefícios”, aponta.

O esporte também incentiva a socialização, muito importante para aprimorar um exercício em grupo e maior noção de responsabilidade. Vale destacar que a falta da presença, falta de sociabilização e comunicação direta entre os alunos podem deixar as crianças muito agitadas e extremamente ansiosas e dependentes dos dispositivos eletrônicos.

De acordo com Renan Carlos Klichowski, o aluno que pratica atividade física é resiliente e tem maior disposição para enfrentar o dia a dia de estudos. “Os esportes têm a capacidade de descansar a mente enquanto estimulam o corpo. Principalmente os estudantes precisam desse equilíbrio para lidar com os desafios escolares”, conclui.

Aqui estão alguns motivos para deixar-se levar pela inspiração das Olimpíadas de Tóquio e exercitar-se você também. A prática esportiva:

  • Melhora a coordenação motora;

  • Contribui para uma maior concentração e rapidez de reflexos;

  • Desenvolve a agilidade, as habilidades motoras e contribui para o aumento da resistência física;

  • Protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular;

  • Ensina a tomar decisões e resolver situações;

  • Ensina valores importantes, como a cooperação e trabalho em equipe;

  • Incentiva o movimento, evitando o sedentarismo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar