3 Pontos de atenção no nosso dia a dia

  1. O açúcar / Doces

É uma fonte vazia de nutrientes, que fornece um valor calórico alto presente em pequenas porções de alimentos. Vamos fazer um cálculo rápido de calorias. Um brigadeiro de festa, por exemplo, possui 72 calorias, enquanto um pote de iogurte de 100g mais 5 unidades de morango possuem o mesmo valor calórico. É indiscutível a diferença de volume dessas refeições. Agora me responda o que te trará maior saciedade? E que, além disso, não estimule a vontade de consumir cada vez mais doce. A resposta é clara, não é?! Outro fator relacionado ao doce, é que ele aumenta a energia em curto prazo e faz uma queda muito rápida desta energia pouco tempo depois, levando a uma letargia mental e exaustão.

  1. Gordura saturada e frituras

Já vou começar falando do erro mais básico aqui, que é quando eu vejo pessoas iniciando um ciclo de receitas fit e coloca queijo em tudo. Esse simples fato aumenta muito a quantidade de gordura saturada e de calorias da refeição. Então, isto é, a primeira coisa que você deve ficar atenta. Gorduras saturadas e trans dificultam que as gorduras boas sejam bem utilizadas para as funções cerebrais. Outro ponto relevante é a questão da fritura. Imagine o preparo de peito de frango. Quando preparamos 100g de frango grelhado ele possui 159 calorias, agora quando frito o valor sobe para 246 calorias porque cada grama de gordura possui 9kcal, sem contar que gera um ambiente pró-inflamatório.

  1. Bebida alcoólica

Um dos problemas centrais do consumo de bebida alcoólica é a sua ação direta na redução da capacidade do fígado em filtrar toxinas, contribuindo para a criação de um processo inflamatório geral. Outro ponto relevante é o alto valor calórico. O álcool possui 7Kcal por grama o que deixa ele muito mais próximo do mesmo valo calórico de gorduras (9kcal/g). Como é um líquido, muitas vezes não se sente a quantidade calórica que existe neste tipo de alimento, ou seja, você ingere uma quantidade alta de calorias vazias que não fornecem valor nutricional positivo para o metabolismo e que apenas será transformado em gordura.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

 

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar