Hidroxiapatita de cálcio: Especialista explica como funciona procedimento que combate flacidez

No mercado da estética, nunca se falou tanto sobre o colágeno como nos últimos anos. E isso não é por acaso. O colágeno é uma proteína responsável pela resistência e firmeza da pele. A partir dos 30 anos, o corpo já diminui o ritmo de sua produção, resultando em flacidez, rugas, afinamento e fragilidade cutânea.
Para retardar este processo, uma das ferramentas disponíveis atualmente são os bioestimuladores, como a hidroxiapatita de cálcio. A especialista Raquel Moreira explica como ele age na pele:

Médica Raquel Moreira

“A hidroxiapatita de cálcio, com o nome comercial Radiesse, é usada para repor o volume de partes da face em processos de harmonização e preenchimento. Ela gera um processo inflamatório, que faz com que as células produtoras de colágeno se multipliquem, proporcionando mais firmeza à pele de forma natural e progressiva”, descreve.

Funcionando como implantes injetáveis, os produtos feitos à base deste material apresentam microesferas suspensas em gel aquoso. Além de restaurar o volume no rosto, também atua no combate à flacidez, de acordo com a profissional.
“Podemos aplicá-los visando um efeito preenchedor, para melhorar o contorno da face, ou em um plano mais superficial para tratamento da flacidez, explorando sua ação bioestimuladora. Pode ser usado principalmente em região malar, arco zigomático, mento e ângulo de mandíbula – locais situados nos olhos, bochechas, queixo e testa.”
Mas se engana quem pensa que só a região facial pode sentir os resultados positivos da hidroxiapatita de cálcio. Até as mãos podem ter a aparência mais jovial com a aplicação do produto.
“É o procedimento perfeito para rejuvenescimento das mãos. Ele camufla veias e tendões aparentes, atenuando o aspecto envelhecido da área. Para esta indicação, geralmente uma única sessão já é suficiente”, afirma. Pescoço, colo, abdome, nádegas e região interna de braços e coxas também são regiões super indicadas para tratamento com a substância, que é biocompatível.
Isso significa que a hidroxiapatita de cálcio apresenta compostos que estão presentes em nosso organismo, como fósforo e o próprio cálcio, descrito em seu nome. Esta, inclusive, é uma das principais vantagens da técnica.
“Essa hidroxiapatita apresenta as mesmas características dos nossos dentes e ossos. Assim, o organismo logo a reconhece, tornando sua aplicação segura”, garante. Além de não exigir teste alérgico prévio por conta disso, o procedimento é minimamente invasivo, praticamente indolor. “Isso também possibilita o retorno imediato às atividades habituais. Não é necessário ficar vários dias de repouso”, enfatiza.
Outro benefício da Radiesse é a longa duração de seus resultados.
“A quantidade de sessões depende da idade, grau de flacidez e do estilo de vida. Em média, recomenda-se de duas a cinco sessões, com intervalo de 30 a 60 dias entre elas. Os resultados começam a aparecer após 30 dias da primeira sessão e serão progressivos até a reabsorção total do produto no organismo, o que ocorre entre dois e três anos, mais ou menos. Ao mesmo tempo, estimula a produção de colágeno durante esse tempo”, acrescenta Raquel.
As contraindicações são poucas, mas existem. A médica alerta: “Se o paciente está com algum tratamento de câncer ou tomando alguma medicação que impeça o uso do bioestimulador, é preciso ter cautela. Tudo isso deve ser conversado durante a avaliação de cada caso”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar