Drenagem Linfática e seus benefícios

O sistema linfático é peça-chave para a boa funcionalidade do corpo humano, já que é o principal sistema defensor do organismo. Composto por gânglios e vasos, sua missão é recolher as impurezas existentes na circulação sanguínea e fazer com que as defesas estejam atentas aos micróbios. Já a linfa é o líquido transportado pela rede de vasos linfáticos. E diante desses fatores, que trabalham de maneira integrada, vem a pergunta: Qual é o papel da conhecida drenagem linfática, afinal?

“A drenagem linfática potencializa o que o nosso corpo faz lentamente”, resume Renata França, esteticista e criadora do próprio protocolo de drenagem linfática manual. Segundo ela, as manobras ativam a circulação sanguínea e potencializam uma rede complexa de vasos que movem os fluídos do corpo. “A drenagem torna o processo mais eficiente, aumentando inclusive a oxigenação e estimulando a renovação das células”, afirma.

Os benefícios proporcionados pela drenagem linfática, no entanto, não param por aí.  Entre eles está a redução de inchaços – também conhecidos como edemas -, pois os movimentos da massagem drenam os líquidos que se acumulam entre os tecidos. Além disso, ela colabora para a diminuição da celulite.

Outra região do corpo beneficiada pela drenagem linfática são os músculos do corpo, que ao receber a massagem são tonificados, o que contribui para a recuperação de lesões musculares e articulares e para a oxigenação dos tecidos. Por essa razão, a cicatrização também é beneficiada, já que melhora na irrigação sanguínea.

 

Indicação e contraindicação

A drenagem linfática pode ser recomendada todos os dias da semana, garante Renata França. “O resultado é um corpo menos inchado e mais torneado, metabolismo mais acelerado e, portanto, uma rica sensação de bem-estar. Tudo isso auxilia na melhora da autoestima das pessoas, algo sem preço”, enfatiza.

Se não for possível receber a drenagem linfática manual todos os dias, o intervalo deve ser de, pelo menos, duas vezes por semana, entre uma sessão e outra, pois o estímulo dado pela massagem dura até 72 horas. Importante lembrar, no entanto, que ela deve ser realizada por profissional capacitado.

Pessoas com histórico de trombose, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos ou em vigência de processos infecciosos são algumas das situações em que se contraindica a realização drenagem linfática. Portanto, em caso dúvida, é sempre importante uma avaliação médica.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar