A fisiologia do orgasmo feminino

O orgasmo é uma descarga de sensação de prazer intenso, decorrente de alterações psicológicas, fisiológicas e hormonais, tanto nos homens quanto nas mulheres. Porém, as mulheres desfrutam de menos orgasmos do que os homens, 61,6%, contra 85,5%.

Do ponto de vista biológico, para os homens o orgasmo é um requisito obrigatório para que ocorra a ejaculação, já as mulheres não precisam disso para produção mensal de óvulos. Com esta percepção distorcida, perpetua o pensamento de que o importante é a produção de espermatozoides, para fins de reprodução, enquanto o orgasmo feminino é considerado supérfluo, tornando-se um grande tabu social.

O sexo e o clímax do orgasmo trazem inúmeros benefícios para ambos os sexos, além da importância reprodutiva e da perpetuação da espécie. Sendo tão importante quanto à dieta alimentar e o exercício físico, na percepção de saúde e bem-estar.

Durante este processo, grande quantidade de hormônios é liberada na corrente sanguínea, auxiliando no alívio de dores, melhora de humor, melhor qualidade de sono, redução de estresse, fortalecimento da imunidade e até rejuvenescimento do tecido cutâneo.

Durante a relação sexual ocorre a liberação de adrenalina, acelerando os batimentos cardíacos e causando dilatação das artérias para facilitar a passagem do sangue. Por consequência, os pulmões aumentam seu ritmo de trabalho para manter a oxigenação sanguínea. Esta intensa atividade fisiológica leva ao aumento da temperatura corporal, fazendo o corpo liberar maior quantidade de suor para controlar a temperatura.

Enquanto isso, no cérebro – mais precisamente no sistema límbico – os neurônios secretam substâncias responsáveis pela sensação do prazer, até que, no momento da ‘explosão’, inicia-se a secreção de endorfinas, com forte efeito calmante que se misturam às substâncias excitantes liberadas inicialmente. Estas endorfinas então, se espalham pela corrente sanguínea, provocando o relaxamento muscular.

Estas alterações fisiológicas ocorrem em ambos os sexos, mas particularmente, o orgasmo feminino envolve quatro etapas:

  • Etapa 1 – Excitação: Com duração variável, de  minutos a horas, após o início da estimulação. Tem início a lubrificação, expansão da vagina, clitóris e seios. Acompanhado do aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da frequência respiratória.
  • Etapa 2 – Platô: Nesta fase intensificam-se as alterações físicas da fase de excitação.  As paredes vaginais se enchem de sangue ocasionado aumento da abertura vaginal e do clitóris.
  • Etapa 3 – Orgasmo: É o clímax do momento, porém de curta duração, apenas alguns segundos (20 a 60). Nesta fase, ocorrem contrações musculares involuntárias na vagina, útero e reto, trazendo uma sensação muito agradável.
  • Etapa 4 – Resolução: Com duração de 5 a 60 minutos, é caracterizada pelo retorno ao estado de repouso. A fase de resolução nas mulheres é mais longa que nos homens e diferentemente deles, as mulheres são capazes de responder a estímulos adicionais após o orgasmo.

 

Cabe salientar que cada mulher experimenta sensações, intensidades e duração do orgasmo de maneira diferente. Por isso, é importante se conhecer e entender como seu corpo responde a diferentes estímulos, no mais é só se jogar em todos os benefícios listados ali no início!

Isabel Christina Mignoni Homem – Professora da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar