Não conte calorias acumule nutrientes. Por que seguir uma base alimentar saudável?

Existe um consenso de que ingerir menos calorias do que se gasta é o suficiente para que a perda de peso ocorra, porém os últimos estudos apontam que basear-se apenas nesta questão é equivocado e simplista. A qualidade da alimentação determinará mais do que apenas a quantidade de calorias ingeridas e sim como será o efeito do que se ingere no organismo, sendo que o mesmo valor calórico pode desencadear tanto uma resposta negativa como positiva.

Alimentar-se não é apenas fornecer energia, devemos considerar a capacidade de saciedade da refeição, a qualidade nutricional e os ingredientes (naturais e artificiais). Uma alimentação saudável está relacionada à promoção de saúde e nada influencia tanto o equilíbrio do organismo como os tipos e as quantidades de alimentos ingeridos. Para o praticante de atividade física a importância da alimentação saudável é ainda maior, pois são os nutrientes ofertados para o corpo que determinam o rendimento, o ganho de massa muscular e a perda de peso.

Uma alimentação variada e com a menor quantidade de alimentos industrializados contribuirão para o fornecimento de material para um metabolismo equilibrado, para manutenção e construção de tecidos e para regulação dos processos corporais. Boa parte do que seu corpo precisa pode ser adquirido na feira. Não faça dieta por dieta, faça boas escolhas.

O segredo é um passo de cada vez, com o tempo o paladar se acostuma a alimentos saudáveis e seu corpo irá trabalhar a seu favor.

DICAS

  • Ingira no mínimo 35ml/Kg de água. Mantenha uma boa hidratação ao longo do dia.
  • Cuidado com a ingestão de sal, a Organização Mundial da Saúde recomenda menos de 5g ao dia, o que equivale a uma colher de chá rasa.
  • Cuidar da qualidade do sono é fundamental. Evite luzes acesas. Antes de deitar apague a TV, o abajur, não use o celular e o computador.
  • Evite alimentos processados, bem como os denominados light e diet.
  • Mastigue bem os alimentos, o processo digestivo começa na boca.
  • Planeje o seu dia alimentar, este é o segredo para o sucesso dos seus objetivos.

FIQUE ATENTO!

Comer corretamente não é restringir as escolhas alimentares ou retirar nutrientes. Faça essas restrições somente se tiver alguma doença associada ou por indicação de um médico ou nutricionista, no mais varie os alimentos e coma de forma moderada.

 

 

 

CONHEÇA OS GRUPOS ALIMENTARES QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU DIA-A-DIA

 

FRUTAS

 

VERDURAS E LEGUMESLEGUMINOSAS (proteína vegetal)RAÍZES, TUBÉRCULOS E GRÃOS INTEGRAISCARNES E PEIXES (proteína animal)GORDURAS
Dê preferência as frutas da estação, incluindo uma boa variedade de cores.Escolha a maior variedade possível, preferencialmente as hortaliças na estação. Inclua pelo menos 3 opções de cores diferentes.Feijão (branco, preto, fradinho, azuki), lentilha, grão de bico, ervilha.Batata doce, batata baroa, batata inglesa, aipim, inhame, cará.

Arroz integral, milho, quinoa em grãos.

Frango sem pele, cortes magros de carne bovina, ovos de galinha e de codorna, cortes magros de carne de porco, peixes e frutos do marAzeite extravirgem, castanhas, amêndoa, nozes.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar