Como iniciar no mundo dos vinhos

Quer aprender a tomar vinho tinto e não sabe como começar? Então vou te dar algumas dicas para que esta experiência fique mais interessante.

Ainda há preconceito entre os apreciadores de vinhos sobre os vinhos doces, mas acredito que ele seja o primeiro caminho. Não estou falando dos vinhos coloniais, vinhos de mesa. Já existem no mercado algumas marcas que trazem no rótulo ” vinho fino de mesa”.

Estes vinhos não tem adição de açúcar, são doces naturalmente pela própria uva.  Algumas opções são os nacionais Almadén, Naturelle Casa Valduga, o português Olaria e os chilenos suaves da Concha Y Toro e Santa Carolina.

Então minha primeira dica para que não está acostumado a tomar vinho seria para começar com eles, mas se você já quer ir direto para os secos então minha segunda dica é ir para os vinhos da uva Merlot ou Carmènére, neste caso podem entrar os vinhos “reservados” que normalmente são meios secos. Nesta opção temos os chilenos Santa Carolina, Santa Helena, Concha y Toro que são comuns e fáceis de encontrar.

Outra uva que também é indicada é a Pinot noir. Uva delicada que tem casca fina e que nem todas as vinícolas gostam de trabalhar. Normalmente são rótulos um pouco mais caros, mas há indicações de vinhos mais acessíveis como o Paradoxo Salton.

 

Cassiana Gonçalves é jornalista e sommèliere formada pelo Centro Europeu. Começou a se aventurar no mundo dos vinhos em 2004 e não parou mais. Hoje é proprietária da Adega Porto Fino, uma empresa familiar que tem um e-commerce de vinhos e destilados e também fornece para bares, restaurantes e eventos.

www.adegaportofino.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar