Não conte calorias acumule nutrientes. Por que seguir uma base alimentar saudável?
Existe um consenso de que ingerir menos calorias do que se gasta é o suficiente para que a perda de peso ocorra, porém os últimos estudos apontam que basear-se apenas nesta questão é equivocado e simplista. A qualidade da alimentação determinará mais do que apenas a quantidade de calorias ingeridas e sim como será o efeito do que se ingere no organismo, sendo que o mesmo valor calórico pode desencadear tanto uma resposta negativa como positiva.
Alimentar-se não é apenas fornecer energia, devemos considerar a capacidade de saciedade da refeição, a qualidade nutricional e os ingredientes (naturais e artificiais). Uma alimentação saudável está relacionada à promoção de saúde e nada influencia tanto o equilíbrio do organismo como os tipos e as quantidades de alimentos ingeridos. Para o praticante de atividade física a importância da alimentação saudável é ainda maior, pois são os nutrientes ofertados para o corpo que determinam o rendimento, o ganho de massa muscular e a perda de peso.
Uma alimentação variada e com a menor quantidade de alimentos industrializados contribuirão para o fornecimento de material para um metabolismo equilibrado, para manutenção e construção de tecidos e para regulação dos processos corporais. Boa parte do que seu corpo precisa pode ser adquirido na feira. Não faça dieta por dieta, faça boas escolhas.
O segredo é um passo de cada vez, com o tempo o paladar se acostuma a alimentos saudáveis e seu corpo irá trabalhar a seu favor.
DICAS
- Ingira no mínimo 35ml/Kg de água. Mantenha uma boa hidratação ao longo do dia.
- Cuidado com a ingestão de sal, a Organização Mundial da Saúde recomenda menos de 5g ao dia, o que equivale a uma colher de chá rasa.
- Cuidar da qualidade do sono é fundamental. Evite luzes acesas. Antes de deitar apague a TV, o abajur, não use o celular e o computador.
- Evite alimentos processados, bem como os denominados light e diet.
- Mastigue bem os alimentos, o processo digestivo começa na boca.
- Planeje o seu dia alimentar, este é o segredo para o sucesso dos seus objetivos.
FIQUE ATENTO!
Comer corretamente não é restringir as escolhas alimentares ou retirar nutrientes. Faça essas restrições somente se tiver alguma doença associada ou por indicação de um médico ou nutricionista, no mais varie os alimentos e coma de forma moderada.
CONHEÇA OS GRUPOS ALIMENTARES QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU DIA-A-DIA
FRUTAS
| VERDURAS E LEGUMES | LEGUMINOSAS (proteína vegetal) | RAÍZES, TUBÉRCULOS E GRÃOS INTEGRAIS | CARNES E PEIXES (proteína animal) | GORDURAS |
Dê preferência as frutas da estação, incluindo uma boa variedade de cores. | Escolha a maior variedade possível, preferencialmente as hortaliças na estação. Inclua pelo menos 3 opções de cores diferentes. | Feijão (branco, preto, fradinho, azuki), lentilha, grão de bico, ervilha. | Batata doce, batata baroa, batata inglesa, aipim, inhame, cará. Arroz integral, milho, quinoa em grãos. | Frango sem pele, cortes magros de carne bovina, ovos de galinha e de codorna, cortes magros de carne de porco, peixes e frutos do mar | Azeite extravirgem, castanhas, amêndoa, nozes. |