O tema BDSM na literatura, puro erotismo ou profundidade?

A duologia de Vina Ferreira sobre o universo BDSM, sigla para Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo, nasceu quase que “por acaso”: “meu primeiro livro foi fruto de um desafio duplo”, conta a autora, “primeiro, escrevi um conto que foi selecionado pela editora e fez parte de uma antologia chamada Os Sete Pecados Capitais, depois fui desafiada por um amigo a transformar esse conto em um livro”.

Como Vina não é praticante de BDSM, teve que pesquisar e foi aí que a grande aventura começou: “criei um pseudônimo e entrei em vários grupos do tema para conversar com as pessoas. Aos poucos, fui descobrindo mais sobre esse universo, até que, em um dos grupos, me apresentei como escritora e permitiram que eu pesquisasse para escrever, fiquei ali uns 3 meses”, conta ela.

Vina chama atenção para o fato desse meio ter muita desinformação: “existe muita curiosidade e nem todo mundo que participa dos grupos é efetivamente participante”. Ter essa noção trouxe receio de falar algo que não fosse realmente verdade sobre esse meio: “sou muito criteriosa com meus livros e a ideia era ser bem realista sobre a prática, mesmo escrevendo sobre personagens que não existem”, explica.

Ela, então, entrou em contato diretamente com um praticante e entendedor do tema, Dom Andrew, que aceitou ler o livro e ajudou a aparar arestas na filosofia BDSM. “Foi ele que me ajudou a entender que existem três pilares básicos para a prática: são, seguro e consensual. Nada é feito sem aceitação de ambas as partes e há um mundo de descobertas, especialmente para as mulheres, já que vivemos em uma sociedade que poda muito o prazer feminino”, revela.

Foram as leitoras que pediram o segundo livro, mas Vina achava que já tinha esgotado o assunto. Foi aí que Dom Andrew aceitou direcionar a escritora na segunda parte da história e, para isso, Vina aceitou participar de uma dominação psicológica. “Foi muito interessante, porque consegui entrar em um mundo sem fazer parte dele. E dessa experiência nasceu a história que fecha a duologia”.

A escritora fala que é preciso ler com o coração: “nesse estilo de vida não há julgamentos, os praticantes se sentem livres para soltar a imaginação e o único limite é do prazer. Não existe abuso. E é tudo muito sedutor e seguro, porque existe um grau de confiança entre as partes”. Ela conta que há um respeito muito grande, não é uma brincadeira: “a história pode ser de qualquer um. Apesar de ter uma conotação erótica, ele fala de dor e prazer, e a vida nada mais é do que dor e prazer”, finaliza Vina.

 

Sinopse UNIVERSO OBSCURO

Laila é uma mulher madura, vive uma vida perfeita e desejada pela maioria das pessoas normais. Mas ela não é normal, ela é inquieta e esconde alguns desejos sombrios que nunca compartilhou com ninguém, nem mesmo com seu marido, Pierre. Seus desejos a levam por um caminho perigoso e por um tempo, Laila se permite libertar a sua escuridão, mas Pierre a puxa novamente para a vida perfeita e ela volta para o mundo das pessoas normais.

O tempo passa, Laila engole os seus segredos mantendo-os trancafiados dentro de si, mas o destino joga na cara dela, sem nenhuma piedade, que controlar a vida não é uma de suas tarefas. Uma fatalidade muda o seu mundo bruscamente e suas sombras voltam a assombrá-la.

Tentando aplacar os seus desejos sombrios, Laila decide compartilhar a sua realidade, disfarçada em uma história de fantasia. Um livro, uma história que faz dela uma escritora de sucesso, mas também a leva a um novo encontro com o seu passado, lhe forçando a encarar as sombras adormecidas na sua alma e dessa vez, ela não tem mais como fugir e se esconder.

Universo Obscuro é uma história vivida em um mundo nebuloso, repleto de desejos secretos e sombrios, mas é também uma história de amor, demonstrando que nem sempre a escuridão é algo negativo, porque afinal, sem a escuridão, não haveria luz!

 

Sinopse UM OUTRO UNIVERSO:

Qual a certeza que você tem sobre coincidência e destino?

Um caminho já traçado? Ou um mar de surpresas onde se afogam a inércia do dia a dia? Para Laila o destino é como um nó, atado tão duramente, que lhe causa a sensação de estar numa prisão.

Sua vida com Fernando finalmente parecia perfeita, a tranquilidade invadia o seu mundo dando a ele um aspecto de estabilidade, mas aos poucos, Laila começou a perceber que tudo não passava de aparências, pois no seu íntimo, continuava vagando sem nenhuma direção.

E de repente, fez-se o caos e Laila se vê perdida, sem Fernando, sem seus amigos, sem sua vida, sem nada, perdida no limbo, completamente vazia, caminhando pelo mundo que ela sem se dar conta, sempre buscou. Mas, apesar dos seus anseios, ela não se sente parte dele e se vê envolvida numa teia perigosa e sombria.

Aos poucos, a aceitação se torna o único caminho e Laila é obrigada a mudar os passos e andar por ele. Com medo, sozinha e confusa, ela se entrega a uma viagem totalmente desconhecida e manipulada pelas mãos sujas de alguém que ela imaginava ser o salvador.

Porém, ainda bem que a vida nos exibe a todo instante, que tudo tem dois lados e ao se entregar ao caos, sem saber, Laila estava na realidade caminhando para sua libertação, ela só precisava entender, que apesar dos atalhos que muitas vezes escolhemos, o caminho é um só e sempre voltamos para ele.

Um Outro Universo, ultrapassa todas as possibilidades que você Leitor, conheceu em Universo Obscuro, pois é um livro que vai muito além de uma história de amor, é um livro que te levará a um encontro profundo com sua alma e te fará ver, que viver, é um processo de aprendizado constante e repleto de pequenos momentos mágicos, tudo depende do seu sim ou do seu não, pois são nossas escolhas que transformam e justificam cada passo que percorremos por esse caminho que é tão único e individual.

 

Onde comprar:

Facebook: https://www.facebook.com/vina.ferreira.98/

Instagram: https://www.instagram.com/vina.ferreira/

YouTube: https://www.youtube.com/VinaFerreira2015

https://www.editorahope.com/

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar