Por que não emagreço?

Emagrecer é um processo que leva em consideração muito mais que entrar naquela calça jeans de alguns anos atrás. O processo de emagrecimento é um período que te levará a um autoconhecimento profundo, porque não se engane, neste processo nos encontramos com difíceis escolhas que geram confrontos e até mesmo desconforto. Mas o mais importante é a lição que fica ao final, o bem-estar, o aumento da autoestima e a criação de hábitos que duram a vida. Muitas pessoas acreditam que para emagrecer é um simples cálculo entre aquilo que ingerimos e aquilo que gastamos. O processo de emagrecimento vai muito além de um simples déficit calórico. Nutrição é um processo complexo que envolve uma série de processos metabólicos e que acima de tudo prezam por um bom aporte de nutrientes.

Entenda o processo

O sistema mais complexo do nosso corpo que gerencia os sistemas de produção, distribuição e utilização de energia é conduzido por nosso cérebro. Ele ainda é responsável pela construção, reparação e manutenção do nosso organismo, todo esse processo é o que chamamos de metabolismo. Para que o metabolismo funcione adequadamente os nutrientes precisam ser ingeridos, metabolizados e utilizados pelos sistemas. Nesta linha incluímos a lipólise que é o processo envolvido na quebra de gordura para ser utilizada como energia pelo corpo. Com isso em mente fica mais fácil de entender por que emagrecer é muito mais do que consumir menos calorias do que se gasta.

O segundo cérebro – Transformando o alimento em matéria prima para construção, reparo e energia.

O segundo processo importante de entender; é o sistema digestório. Você deve estar se perguntar por que deve saber isso se você não é profissional da área da saúde? A resposta é muito simples, se não entender o funcionamento do seu corpo dificilmente conseguirá manter um resultado a longo prazo e incluir alimentos que te ajudem a chegar lá. Com isso em mente pulamos para os processos abaixo. Gostaria de fazer uma breve explicação do que se trata e no final você avalia se todos esses processos estão em ordem com você. Combinado?

Ingestão: Envolve principalmente aquilo que escolhemos ingerir, ou seja, é o primeiro passo para o emagrecimento. Os macronutrientes e micronutrientes que são a nossa matéria prima são os seguintes: Macronutrientes: Carboidratos (principais fontes – grão, vegetais, frutas e açúcares), proteínas (principais fontes – ovos, carnes, leite e derivados) e gorduras (principais fontes – oleaginosas, óleos, manteiga, abacate e coco) precisam ser quebrados em moléculas menores para serem absorvidas. Micronutrientes: Vitaminas, minerais e água não precisam ser quebrados para a absorção, porém devem ser fornecidos em abundância. Fibras: é o que vai adequar o processo de absorção de nutrientes.

Digestão: na mastigação ocorre o início do processo de digestão. Seguido da chegada do alimento no estômago com a liberação de suco gástrico e enzimas digestivas.

Absorção: o intestino possui milhões de vilosidades, que é onde ocorrerá o processo de absorção. Após uma seleção do que será absorvido, os nutrientes são enviados para a corrente sanguínea. Na sequência das etapas acima devemos incluir o transporte, utilização e excreção para que o processo alimentar seja concluído. Voltando a nossa questão central “Por que não emagreço?” Gostaria que você respondesse as questões abaixo e avalia-se de acordo com as informações acima se todos os processos no seu caso estão alinhados em prol do seu objetivo.

  • Você sabe a diferença entre carboidrato, proteína e gordura na hora fazer as suas escolhas alimentares?
  • Você consegue incluir uma boa carga de nutrientes nas suas refeições?
  • Consome pelo menos 2 litros de água por dia?
  • Sua mastigação é rápida ou lenta? Você respira e avalia o que está consumindo enquanto mastiga?
  • Sente algum desconforto ou digestão abdominal?
  • Você tem azia, refluxo ou arrotos constantes?
  • Sensação de empachamento após comer?
  • Intestino preso ou solto? Inconsistência na frequência evacuatória?

Se você respondeu sim para pelo menos uma questão acima, sabemos a resposta do porquê o emagrecimento não está acontecendo. A minha sugestão primárias é começar alinhando as dificuldades das perguntas acima e melhorar uma por uma, foque em uma questão e após essas questão resolvida e incluída na sua rotina escolha uma próxima. Dessa forma ao final de algumas semanas ou meses você estará se sentindo muito melhor e com uma base alimentar em que o emagrecimento será uma consequência das suas escolhas alimentares.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

 

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar