Um verão de sabores na República Tcheca

Praga, sabores por toda parte.

 

Praga é sem dúvida uma cidade cosmopolita. Aqui, mais do que uma ideia, é uma chuva de experiências. A cidade possui uma grande variedade de restaurantes que oferecem delícias da cozinha tcheca e internacional. Conheça aos poucos a cidade situada às margens do rio Moldava, desfrutando de momentos inesquecíveis- por seus aromas e sabores – nos melhores restaurantes de Praga.

Comida italiana, francesa, árabe, indiana, espanhola, mexicana, armênia, além de kosher, vegetariana e naturalmente a tradicional tcheca. A oferta de restaurantes em Praga é quase ilimitada. Depois de um longo dia no centro da cidade, você tanto pode sentar em um dos elegantes endereços com serviço de primeira linha e uma bela vista, quanto parar em uma tradicional taberna tcheca com simpática equipe e excelente cerveja. Então, bom apetite!

 

Qualidade Michelin para verdadeiros gourmets.
Você pode saborear gastronomia de alto nível nos restaurantes Alcron e La Degustation Bohême Bourgeoise, condecorados com uma estrela Michelin, atribuídos às melhores empresas culinárias do mundo.

Outro local com estrela Michelin que oferece uma experiência gastronômica europeia contemporânea é o Field, localizado a uma quadra da Sinagoga Espanhola em Praga 1. Dois amigos dirigem este restaurante discreto e elegante, que tem uma atmosfera acolhedora e íntima. Um mural impressionante é projetado no teto e a cozinha escandinava leve e bem equilibrada é igualmente inspiradora. Junto com as combinações de vinhos, há combinações de bebidas não alcoólicas, como tomate, pepino e suco de pimenta.

Se você pretende seguir o guia Michelin, também não pode deixar de conhecer as experiências gastronômicas de ótimo custo-benefício como as indicadas no Bid Gourmand.

Visitando o distrito de Karlín, em Praga, você encontrará uma delas. Esta área tem ganhado força devido às suas propostas de vanguarda e novos designs. É aqui que o Eska oferece comida tradicional tcheca, mas com toques contemporâneos. Café, padaria e restaurante em uma antiga fábrica de tecidos, sua sala de jantar tem um toque industrial austero com tijolos, encanamentos e vigas à vista, e a cozinha aberta contribui para a experiência do bairro que oferece ótimos sabores e momentos.

Se o que procura é algo mais tradicional e numa zona sossegada, não deixe de visitar Na Kopci. Deixe a cidade para trás e fuja para este animado bistrô, cujo nome significa “na colina”. O papel de parede é uma montagem de fotos da família do proprietário e o ambiente é caloroso e acolhedor. Os pratos clássicos tchecos e franceses estão repletos de sabor e as cervejas locais são um excelente acompanhamento.

 

CzechSpecials.com,  o amigo de todo paladar.

 

Se você deseja descobrir todas as experiências gastronômicas, novos lugares, locais tradicionais, receitas e muito mais, não se esqueça de visitar Czechspecial.com, o portal de sabores tchecos que oferece sugestões, listas de restaurantes por categoria e, acima de tudo, ajuda você a ter as melhores experiências culinárias no seu destino.

Gostaria de saborear a cozinha típica tcheca? Neste caso, escolha os restaurantes marcados com o rótulo Czech Specials. Você terá a certeza de receber uma excelente refeição em um ambiente agradável.

Típico da culinária tcheca são muitas variedades de molhos com bolinhos de carne e farinha ou batata, frango assado, peixe de água doce e pãezinhos doces. Alguns endereços recomendados são os restaurantes Mlýnec, Malostranská beseda, Potrefená husa, V Zátiší e Hergetova Cihelna, que têm uma vista maravilhosa da Ponte Carlos e da Cidade Velha.

 

Sabores tradicionais de caça e medievais.

 

Kutná Hora, a cidade da prata, é corretamente chamada de “caixa do tesouro do país”. Isso porque sua riqueza ajudou no desenvolvimento do Reino Tcheco. O núcleo da cidade foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995, graças à sua importância histórica e joias arquitetônicas. De todas as ruas, casas e igrejas há uma longa história repleta de acontecimentos importantes. O símbolo de Kutná Hora é a única igreja de Santa Bárbara do final do período gótico.

É aqui que você encontrará um restaurante tradicional que o fará viajar no tempo para experimentar pratos antigos com sabores medievai – o Dacicky, um antigo restaurante tcheco tradicional no centro histórico de Kutná Hora.

Seu nome é herdado da famosa figura histórica, Nicholas Dačický de Heslov (1555 – 1626), que se tornou famoso como escritor, famoso personagem renascentista, bebedor e amante das mulheres.

O Restaurante Dačický segue fielmente o seu estilo, principalmente culinário, oferecendo cozinha tradicional tcheca e da boêmia à moda antiga e pratos com alquimia original, incluindo uma forma não convencional de servir.

A cozinha é complementada por seis tipos de chopes e vinhos exclusivos de Kutná Hora

 

Doces e licores para o viajante cansado.

 

Karlovy Vary é sem dúvida um dos destinos preferidos dos visitantes da República Tcheca, além de oferecer tratamentos curativos e relaxantes, proporciona duas atrações imperdíveis durante sua visita:

 

Foto:Radio Prah

1. As bolachas de Karlovy Vary são um doce tradicional e muito popular. Elas foram preparadas pela primeira vez antes do ano 1800, mas naquela época as bolachas eram diferentes das atuais, pois eram simplesmente polvilhadas com açúcar e seu destino eram os pacientes dos spas. Mais tarde, os confeiteiros  aumentaram as camadas de wafer, acrescentaram especiarias que, juntamente com as águas termais e o sal de Karlovy Vary, produzem o sabor específico das bolachas que conhecemos hoje. A primeira padaria de waffers do balneário foi fundada em 1867, desde então os waffers têm gozado de grande popularidade e são a iguaria preferida dos passeios pelas arcadas do spa, bem como um lembrete dos momentos passados ​​em Karlovy Vary e a lembrança favorita para presentear família e amigos. Os waffers de Karlovy Vary têm vários, sabores como, por exemplo, chocolate, avelã e baunilha, em diversos formatos e os mais famosos lembram um triângulo. Os waffers de Karlovy Vary são excepcionais, você pode provar também quentes.

 

2. Becherovka, a bebida alcoólica de ervas de Karlovy Vary tem uma longa tradição. Foi introduzida no mercado já em 1807, gozando de extraordinária popularidade desde então. O percentual de álcool em Becherovka chega a 38%, aproximadamente.

O seu sabor requintado deve-se às águas Karlovy Vary, ao álcool de qualidade, ao açúcar natural e a uma mistura de 32 ervas e especiarias com um sabor amargo específico. A receita do licor de ervas é um segredo bem guardado, conhecido apenas por duas pessoas na fábrica. O licor é ingerido frio, mas também é um ingrediente favorito na mistura de diferentes bebidas. Muito popular é o chamado “beton”, que combina Becherovka com tônica. Eles também podem combinar o licor com coca-cola ou suco. Se você provar este licor de ervas, visite o Museu Jan Becher, que fica no local da primeira fábrica. Aqui, você não só saberá mais sobre a história e preparação da Becherovka, mas também poderá saborear a tradicional Becherovka original ou outras variedades que são feitas aqui.

 

Foto:Radio Praha

 

Luiz Fernando Destro
destro@czechtourism.com
Visite www.destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.
www.visitczechrepublic.com

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar