90 anos é para poucos!
Faz ideia da quantidade de fatos importantes acontecidos no mundo nestes últimos 90 anos? Neste período o planeta comemorou o fim de mais uma guerra (1945) e a queda do Muro de Berlim (1989). A humanidade chorou o fim dos Beatles na década de 70 e, em 80, ficou assustada com a evolução da Aids.
Na linha do tempo do Brasil também há marcos importantíssimos registrados entre 1931 e 2021. A primeira emissora de TV, por exemplo, foi inaugurada em 1950. E nela os brasileiros têm acompanhado as mudanças políticas, sociais e econômicas do país, como a chegada da nova moeda, o Real. E foi a TV que também apresentou para o Brasil Palmira Nery da Silva, a Palmirinha, vovó mais querida da culinária brasileira e que, no próximo dia 29 de junho, completa seu nonagésimo aniversário. Para celebrar a data, a Editora Alaúde lançou kit especial da obra O grande livro da Palmirinha composta pelo livro – com mais de 1000 receitas do acervo especial de Palmirinha – e uma sacola tipo ‘eco-bag’ personalizada.
Natural da cidade de Bauru, interior de São Paulo, Palmirinha é um exemplo de superação. Começou a cozinhar ainda criança, para ajudar nas despesas da casa, e não parou mais. Depois de se separar do marido, sustentou e educou as três filhas – Tânia, Sandra e Nancy –, com o que obtinha das vendas de salgadinhos e doces, em especial os sonhos recheados com creme.
Por causa da sua história, Palmirinha foi personagem de uma reportagem exibida no Programa da Sílvia Poppovic, na década de 90. Sem pensar duas vezes, ela fez suas famosas empadinhas e as levou de presente para a apresentadora, que gostou tanto que divulgou no ar o telefone de Palmirinha. Após essa primeira aparição, começaram a surgir inúmeras encomendas e também o convite para participar do programa Note & Anote, de Ana Maria Braga. Desde então, ela foi adotada por todos os brasileiros como a vovó mais querida do Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Palmirinha colaborou com algumas publicações, revistas e pequenos livros de receitas. Mas foi em 2018 que, por meio da Editora Alaúde, que ela lançou O grande livro da Palmirinha, com 1000 receitas, considerada a sua maior e melhor obra.
Todo conteúdo da obra faz parte do arquivo pessoal de Palmirinha: uma caixa que acumulava as preparações realizadas nos mais de vinte anos em que esteve em frente às câmeras, ensinando seus segredos culinários. Com o apoio dessa cozinheira de mão cheia, a Editora Alaúde fez uma seleção cuidadosa com o objetivo de deixar uma herança para o público que tanto a prestigia. “É uma forma de agradecer o carinho que recebo dos meus amiguinhos e amiguinhas”, conta Palmirinha, que entrou para a família brasileira ao se tornar uma das mais conhecidas e renomadas figuras da culinária na televisão.
Ela, que conquistou o público pelo estômago, ao fazer pratos saborosos, sobremesas de dar água na boca e principalmente com sua simpatia e seu jeito franco e simples de falar, divide nesse seu livro dicas para receitas básicas, como o arroz e o feijão, passando por pratos mais elaborados, mas sem deixar de lado as receitas clássicas da apresentadora, como as empadinhas responsáveis pela sua entrada na televisão e os sonhos recheados com creme, que garantiram por anos o sustento de suas três filhas.
Atualmente Palmirinha tem quase 800 mil seguidores em sua página no Instagram. Por lá, além de dicas e receitas, ela compartilha fotos do seu cotidiano com os seus seguidores. As imagens postadas nos dias em que recebeu as doses da vacina contra o coronavírus tiveram juntas quase 200 mil curtidas e milhares de comentários de brasileiros famosos como Astrid Fontenelle, Patrícia Poeta e Ary Fontoura; e outros tantos anônimos que fizeram questão de registrar ali seu carinho à vovó.
No próximo dia 29 a culinarista, com certeza, vai celebrar. Afinal de contas, completar 90 anos é para poucos. A dúvida é: será que ela reproduzirá alguma receita dessas que estão no livro? Ou, aos 90 anos, lançará alguma novidade? Em se tratando dessa doce senhora de veia empreendedora, tudo é possível!